25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 18 de Abril de 2014, 17:20 - A | A

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014, 17h:20 - A | A

Desabafo

"O jovem que estava na festa a qual fui condenado, poderá ser o mesmo que cometerá um crime amanhã", disse o vereador Taboreli na tribuna da Câmara

A festa pública era em comemoração aos 150 anos da cidade, e estava sendo comandada pelo secretário municipal de Cultura.

Redação com Kleber Moura/Assessoria

O vereador de Várzea Grande Pery Taborelli (PV) – popular coronel Taborelli, esclareceu na tribuna, na sessão ordinária dessa quarta-feira (16.04) a decisão judicial que lhe aplicou multa e a perda de direitos políticos por ação policial praticada no município de Rosário Oeste (120 km de Cuiabá).

Segundo o parlamentar, sua função na época, como coronel, era cuidar de sete municípios, dentre eles a cidade de Rosário Oeste. A festa pública era em comemoração aos 150 anos da cidade, e estava sendo comandada pelo secretário municipal de Cultura.

“Antes da realização de uma festa pública, os realizadores são obrigados a seguirem um rito de habilitação para que o evento possa transcorrer de forma segura a todos que participem. Quando chegamos ao local, havia cerca de três mil pessoas, dentre estas, muitos adolescentes, que faziam uso de bebidas alcoólicas livremente”, destacou o parlamentar.

De acordo com Taborelli, o evento era realizado em frente ao bar, de propriedade do secretário, onde a venda de bebida não cumpria a Portaria da Criança e do Adolescente. Além de conduzir os responsáveis pelo evento, à delegacia e 30 menores ao Conselho, o então coronel fez flagrante em três locais de venda de drogas.

“Sei que algumas pessoas ficaram felizes pela decisão da Justiça em me condenar. Mas tenho a absoluta certeza que esta decisão está equivocada, por isso vou recorrer. Não estou aqui para discutir a decisão judicial, porque isto não se discute. Apenas quero chamar a atenção para as pessoas que pensam que agi erroneamente, para fazerem uma reflexão. O jovem começa no crime quando ainda é adolescente, fazendo o uso de entorpecentes e bebidas alcoólicas. Se não agirmos nesta fase, então já perdemos um jovem para o crime. O jovem que estava na festa a qual fui condenado, poderá ser o mesmo que cometerá um crime amanhã. Então, a sociedade deve decidir o que nós queremos para o futuro”, desabafou o vereador.

Entenda o caso - O vereador de Várzea Grande, Pery Taborelli – popular coronel Taborelli (PV), foi condenado, em primeira instância, a pagar multa de R$ 30 mil por danos morais coletivo - direitos políticos suspensos por três anos e o pagamento de multa civil correspondente a 10 vezes o valor da remuneração percebida pelo mesmo, no mês dos fatos, devendo os valores serem atualizados à data do efetivo pagamento e revertidos para o patrimônio do próprio município , nos termos do art. 18 da Lei de Improbidade Administrativa (LIA). A decisão de primeira instância é do juiz Ednei Ferreira dos Santos de Rosário Oeste (120 km de Cuiabá).

Na época, Taborelli era chefe do Comando Regional II e foi acusado pelo secretário de Cultura de Rosário Oeste, Edivaldo Lídio Pereira, de ser truculento em ação realizada na festa de 150 anos de fundação do município. A ação acabou com a detenção do secretário e mais 40 pessoas – entre adultos e menores. Clique aqui e confira matéria relacionada.

O Ministério Público Estadual (MPE) entendeu que o coronel extrapolou as atribuições a ele acometidas, ingressou com ação, por entender que somente ao Poder Judiciário seria possível determinar a cessação de uma reunião popular, pacífica e legal, em relação a qual houve o prévio aviso a todas as autoridades.

Por conta disso, o juiz entendeu que o ex-comandante tem que ser “apenado com a suspensão de seus direitos políticos, uma vez que utilizou o cargo público para lesar a coletividade através de condutas gravíssimas e abusivas que macularam Princípios Constitucionais e legais”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760