05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 27 de Março de 2014, 10:45 - A | A

Quinta-feira, 27 de Março de 2014, 10h:45 - A | A

Arquivamento

Sem Código de Ética Parlamentar, vereadores de VG decidem pelo arquivamento de denúncia contra Taborelli por possível falta de decoro parlamentar

Taborelli disse ao VG Notícias, que nunca ofendeu nenhum vereador na Câmara Municipal - e que em seu mandato - foca apenas em fiscalizar as ações do Poder Executivo, além de promover ações que visam o bem-estar da população.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os vereadores de Várzea Grande arquivaram nessa quarta-feira (26.03) em sessão plenária, a denúncia contra o vereador Pery Taborelli – coronel Taborelli (PV)-, por possível falta de decoro parlamentar. A denúncia havia sido apresentada pelo parlamentar Pedro Paulo Tolares (Solidariedade) no dia 19 de fevereiro.

Pedrinho argumentou que se sentiu ofendido pelo vereador Taborelli que usou a tribuna e disse “o senhor (Pedrinho) está emprenhado pelos ouvidos”, e declarou ainda: “que em Várzea Grande está cheio de políticos ladrões”.

Por conta disso, Tolares requereu junto à Mesa Diretora que fosse aberto uma investigação por quebra de decoro parlamentar contra o Taborelli. O pedido foi aprovado em plenário e depois encaminhado à Comissão de Ética da Casa de Leis.

Em sua defesa, o vereador Taborelli alegou que os procedimentos legais para a formação de uma comissão processante para analisar a possível quebra de decoro parlamentar, não foram seguidos corretamente, além de justificar que não praticou a quebra de decoro nas suas declarações em plenário.

De acordo com o relator do processo da denúncia, vereador Hilton Gusmão (PV), a comissão seguiu todos os ritos para a formação da comissão processante, não procedendo à alegação do pevista. A comissão refutou as alegações da defesa de Taborelli.

Ainda segundo Gusmão, durante as investigações foi comprovado que realmente houve a quebra de decoro parlamentar por parte do pevista -, mas como a Câmara Municipal não possui um Código de Ética Parlamentar, os membros da comissão não teriam embasamento para avaliar a conduta do vereador e aplicar uma punição.

“Entendo que houve quebra de decoro parlamentar pelo vereador Taborelli, que se excedeu ao ofender a moral do denunciante (Pedrinho). Ocorre que, não possui nesta Casa de Leis um Código de Ética para que possamos embasar uma pena mais leve a ser aplicado no caso deste fato. Antes o exposto, este relator concluiu pelo arquivamento da denúncia contra o vereador Pery Taborelli e pela sugestão para que comissão crie um Código de Ética mais breve possível”, disse o relator no relatório do processo.

Após o arquivamento da denúncia, o vereador Pery Taborelli disse ao VG Notícias, que nunca ofendeu nenhum vereador na Câmara Municipal - e que em seu mandato -  foca apenas em fiscalizar as ações do Poder Executivo, além de promover ações que visam o bem-estar da população.

“Não houve a quebra de decoro parlamentar, minha intenção nesta Casa de Leis nunca foi de ofender ninguém. E estou nesta Casa de Leis assim como os demais colegas para fiscalizar, cobrar ações do Executivo Municipal e também, promover os melhores serviços públicos para a nossa sociedade”, declarou o vereador.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760