25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 17 de Março de 2014, 14:38 - A | A

Segunda-feira, 17 de Março de 2014, 14h:38 - A | A

Greve na Educação

Professores da rede pública de VG avaliam proposta de conciliação para encerrar greve; Secretário de Educação tem até amanhã para entregar minuta da revisão do PCCS

Na próxima quinta-feira (20.03), haverá outro encontro entre a categoria e o Poder Executivo para homologar o acordo firmado na Justiça, caso os professores aceitem a proposta da Prefeitura.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A greve dos professores da rede municipal de ensino de Várzea Grande pode encerrar na próxima quinta-feira (20.03), caso a categoria aceite a proposta que ainda será encaminhada pelo Poder Executivo. A greve da categoria já dura quase um mês.

De acordo com a secretária de assuntos jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede Várzea Grande (Sintep/VG), Cida Cortez, a categoria e a Prefeitura do município participaram de uma reunião de conciliação no Tribunal de Justiça, com a juíza Adair Julieta da Silva na sexta-feira (15.03), para tentar chegar a um acordo entre ambas as partes e assim encerrar a paralisação.

“Nós assinamos um termo de mediação, onde o secretário de Educação, Jonas Sebastião se comprometeu de entregar até esta terça-feira (18.03) documentos relacionados à revisão do Plano de Cargo Carreira e Salários (PCSS) e também sobre os valores salariais de 2013 e 2014 da categoria”, relatou Cida.

Segundo ela, o secretário tem que entregar até amanhã a minuta da revisão do PCCS, para que a categoria avalie o documento se atende aos pontos reivindicados pela classe; como também apresentar as tabelas salariais de 2013 e 2014 juntamente com a forma de pagamento dos valores em atraso.

“Se ele não cumprir com que foi acordado e também se apresentar documentos que não correspondem com que vem sendo reivindicado pela categoria, na assembleia geral de quinta-feira, temos tudo para deliberar pela continuação da greve”, avisou à sindicalista.

O secretário municipal de Educação, Jonas Silva, disse que alguns pontos foram superados – como a jornada de trabalho. A questão de perdas salariais, a proposta do Poder Executivo municipal é pagar 2013 imediatamente - e parcelar o de 2014. Sobre o corte nos salários dos professores – a proposta é que os professores retornem as atividades imediatamente que não serão descontados os dias parados.

Na próxima quinta-feira (20.03), haverá outro encontro entre a categoria e o Poder Executivo para homologar o acordo firmado na Justiça, caso os professores aceitem a proposta da Prefeitura.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760