06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 02 de Março de 2014, 19:00 - A | A

Domingo, 02 de Março de 2014, 19h:00 - A | A

Denúncia

MPE instaura inquérito civil para investigar Secopa por irregularidade na construção de Centro de Controle de Operações do VLT em VG em um “brejo”

Caso a denúncia seja comprovada, a Secopa irá responder por prática de ato lesivo ao patrimônio ambiental, cultural e paisagístico.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE/MT) converteu em inquérito civil o procedimento preparatório que investiga denúncia de possível crime ambiental cometido pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) em uma das obras em Várzea Grande.

De acordo com a denúncia, protocolada pelo vereador por Várzea Grande Pery Taborelli (PV), o Centro de Controle Operacional (CCO) do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), localizado atrás do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, está sendo construído em uma região alagada, um brejo, e está recebendo aterro sem o tratamento do solo adequadamente.

Segundo o vereador, em aterros executados sobre área alagada, antes da execução da primeira camada do aterro deve ser viabilizada a drenagem da área.

Caso a denúncia seja comprovada, a Secopa irá responder por prática de ato lesivo ao patrimônio ambiental, cultural e paisagístico.

Entenda – Em 13 de julho de 2013, o vereador Pery Taborelli esteve no local das obras, após denúncia do VG Notícias, e verificou que a terra está sendo espalhada em cima de área alagada – sem nenhum trabalho preliminar para receber o aterramento. Clique aqui e confira matéria relacionada.

Na obra, o vereador procurou pelo engenheiro responsável para pedir esclarecimento e verificar a licença ambiental, no entanto, foi informado por um dos responsáveis do local, que não havia nenhum engenheiro naquele momento e nem as licenças estavam na obra.

Já em contato com o engenheiro Roberto - responsável pela obra – o vereador foi informado que não tinha como mostrar a documentação porque a engenheira ambiental responsável não se encontrava. Ainda segundo o engenheiro, o Consórcio tem obrigação de apresentar os documentos apenas ao cliente, no caso Secopa – conforme cláusulas contratuais.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760