25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 16 de Fevereiro de 2014, 08:00 - A | A

Domingo, 16 de Fevereiro de 2014, 08h:00 - A | A

Denúncia

MPE/MT converte em inquérito civil denúncia contra Walace por suposto direcionamento de licitação para contratar “Posto 10”

Empresa já estava atendendo o município por meio de ticket antes de vencer a licitação para fornecer combustível para a frota de veículos da prefeitura

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE/MT) converteu em inquérito civil o procedimento preparatório que investiga o suposto direcionamento de licitação na gestão do prefeito Walace Guimarães (PMDB), para contratar o “Posto 10” para fornecer combustível para a frota de veículos da prefeitura.

De acordo com o procedimento, há fortes indícios de que o pregão presencial 07/2013 – o qual a empresa “Posto 10” consagrou-se vencedora - foi direcionado. Conforme denunciado pelo VG Notícias, o pregão presencial 07/2013 – realizado em 28 de maio, já tinha o ganhador antes do resultado, pois, o Posto 10 – vencedor do certame -, já estava distribuindo ticket de abastecimento.

De acordo com a ata da sessão pública do certame, disponível no Portal Transparência da prefeitura, a empresa foi vencedora dos quatro itens da licitação, por oferecer maior percentual de desconto nos produtos. A estimativa da prefeitura é gastar durante um ano R$ 3.455.300,00.

No entanto, de acordo com denúncia encaminhada à reportagem do VG Notícias, e protocolada no MPE, desde 24 de maio – uma semana antes do pregão presencial -, o posto vencedor do certame já estava atendendo o município, por meio de ticket.

Na ocasião, a reportagem do VG Notícias esteve “in loco” no Posto 10 e funcionários - que não serão identificados para evitar represálias -, confirmaram que a empresa estava atendendo o abastecimento do município desde 24 de maio.

Segundo os trabalhadores, alguns veículos eram abastecidos com ticket e outros, por meio de autorização do Carlinhos - ex-motorista de Walace. Com isso, ficou constatado que quatro dias antes da realização do pregão, a empresa já estava fornecendo o produto para a prefeitura na certeza que seria a vencedora da licitação. O VG Notícias encaminhou ao MPE fotografia do ticket e a gravação com depoimentos dos funcionários do posto.

Caso a denuncia seja comprovado, o prefeito pode responder por atos de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito, lesão ao erário e ofensa aos princípios que informam a Administração Pública.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760