25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014, 09:13 - A | A

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014, 09h:13 - A | A

Laudo da Politec constata autenticidade de vídeo contra João Emanuel por suposta fraude em licitação

Vereador é investigado pela justiça de MT e pela Câmara de Vereadores de Cuiabá

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) emitiu na última segunda-feira (20.01) a pedido do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), um laudo pericial que nega montagens e edições do vídeo onde aparece o vereador João Emanuel (PSD) negociando com uma empresária a regularização de um terreno particular por meio de uma licitação da Câmara de Vereadores.

“As análises referentes aos exames (...) não evidenciaram indícios de edições de caráter fraudulento. O registro é formado por apenas um trecho contínuo que se apresenta conexo e com coerência entre áudio e vídeo”, diz trecho do documento.

O vídeo foi divulgado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que investiga João Emanuel por suposta fraude em licitação no Legislativo cuiabano. Na gravação, o social-democrata chama os demais vereadores de "artistas".

Segundo o laudo pericial que tem 27 páginas, a única alteração feita na gravação foi à codificação de áudio e vídeo da mídia gravada (troca do formato de extensão para uso em diferentes player de vídeo) e a exclusão de alguns segundos iniciais. A Politec garante no laudo, que nenhum corte, descontinuação ou sobreposição foi encontrado na gravação.

Com o laudo, a tese de ser vítima de uma “armação” política, o que vem sendo defendido por João Emanuel deve ir por “água abaixo”, já que para se defender o social-democrata declarou que a gravação era forjada, montada a fim de denegrir sua imagem perante seus colegas parlamentares e a sociedade cuiabana.

A Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá anunciou ontem (21.01) que no próximo dia 4 de fevereiro João Emanuel será notificado sobre o processo que irá investigá-lo por quebra de decoro parlamentar referente às declarações do social-democrata no vídeo.

Após a notificação, o social-democrata terá 15 dias para apresentar defesa. João Emanuel corre o risco de ter o mandato cassado caso seja comprovada a quebra de decoro.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760