08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Internacional Terça-feira, 13 de Janeiro de 2015, 14:35 - A | A

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2015, 14h:35 - A | A

Internacional

Equipes recuperam segunda caixa-preta do voo da AirAsia

Equipamento contém a comunicação entre a cabine e a torre de controle. Nesta segunda-feira (12.01), dados do voo já haviam sido encontrados.

g1.com

As equipes de resgate da Indonésia conseguiram recuperar nesta terça-feira (13.01) a segunda caixa-preta do avião da AirAsia, que se acidentou há duas semanas no mar de Java com 162 pessoas a bordo, informou a imprensa local.

"O CVR (Cockpit Voice Recorder, gravadora) foi encontrado e retirado do fundo do mar", declarou um funcionário das buscas sob anonimato.

O dispositivo, que contém a gravação das conversas entre os pilotos e a torre de comando nos últimos 30 minutos de voo, foi encontrado a poucos metros do local onde foi localizada nesta segunda-feira (12) a primeira caixa-preta, que contém o registro dos dados de voo, segundo a emissora local 'Metro TV'.

Esta caixa retangular de cor laranja, que contém as comunicações orais entre os pilotos do avião e o controle aéreo, já está a bordo do navio de guerra indonésio KRI Banda Aceh, disse a fonte.

Ela será enviada para a capital do país, Jakarta, onde será analisada pelos especialistas. O gravador de voz da cabine é vital para entender o que causou a queda do avião. Além disso, o registro de dados do voo oferecerá informações como altitude, velocidade e peso da aeronave no momento do acidente.

As caixas-pretas foram detectadas no domingo no mar a uma profundidade de cerca de 30 metros, mas não puderam ser resgatadas porque estavam presas entre destroços da fuselagem do avião.

Explosão no ar

Segundo a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, provavelmente o avião sofreu uma explosão antes de atingir a água. Segundo S.B Supriyadi, diretor da agência, os destroços encontrados indicam que houve uma mudança de pressão na aeronave antes de ela atingir a água, cuja causa provável é uma explosão.

“Minha análise é, baseada nos destroços encontrados e em outras informações, que o avião sofreu uma explosão antes de cair na água”, disse Supriyadi a repórteres.

De acordo com ele, o lado esquerdo do avião parece ter se desintegrado, apontando para uma mudança de pressão que pode ter sido causada por uma explosão. A informação, entretanto, foi questionada pelo Comitê Nacional de Segurança nos Transportes. “Não há nenhum dado que suporte este tipo de teoria”, afirmou Santoso Sayogo, investigador do comitê.

Militares indonésios mostram a caixa-preta com o gravador de voz da cabine do voo 8501 da AirAsia, retirado do mar e apresentado na base aérea de Pangkalan Bun (Foto: Prasetyo Utomo/Antara Foto/Reuters)

Militares indonésios mostram a caixa-preta com o gravador de voz da cabine do voo 8501 da AirAsia, retirado do mar e apresentado na base aérea de Pangkalan Bun (Foto: Prasetyo Utomo/Antara Foto/Reuters)

Vítimas

Mais cedo, Supriyadi explicou a jornalistas que um objeto que se acredita ser o corpo principal do avião também havia sido detectado perto da fonte dos sinais. Segundo o funcionário, a maior parte dos corpos deve estar presa na cabine, o que significa que chegar até esta parte dos destroços é prioridade máxima.

Segundo a Agência Meteorológica indonésia, foi uma forte tempestade que ocasionou a queda do A320-200 durante seu voo entre a cidade indonésia de Surabaya e Cingapura. A resposta definitiva poderá ser dada, porém, somente quando as caixas-pretas forem analisadas.

Até o momento, 48 corpos foram recuperados, das 162 pessoas a bordo.

Acidente

O voo QZ8501 decolou da cidade de Surabaia, na ilha de Java, no dia 28 de dezembro e deveria ter aterrissado em Cingapura cerca de duas horas depois, mas caiu no mar de Java 40 minutos após partir.

A aeronave transportava 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cidadão de Cingapura, entre passageiros e tripulação.

O piloto solicitou à torre de controle para fazer um desvio à esquerda na rota e subir de 32 mil para 38 mil pés com o objetivo de contornar uma tempestade. A alteração de curso foi aprovada, mas a elevação negada porque outra aeronave já trafegava na mesma altitude.

Minutos depois, quando os controladores de voo tentaram entrar em contato para informar que o avião da AirAsia estava autorizado a subir até 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave já havia sumido dos radares.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760