25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 21 de Dezembro de 2013, 08:00 - A | A

Sábado, 21 de Dezembro de 2013, 08h:00 - A | A

NA MIRA DO MP

MPE instaura inquérito civil para investir contratações ilegais de servidores no DAE/VG

Segundo denúncia do MPE, estão lotados no DAE diversos servidores contratados de forma ilegal, sendo que eles foram admitidos sem a devida realização de concurso público ou teste seletivo.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE) por meio da promotora de Justiça, Valnice Silva dos Santos, instaurou um Inquérito Civil contra o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) pela contratação de servidores de forma ilegal.

Segundo denúncia do MPE, estão lotados no DAE diversos servidores contratados de forma ilegal, sendo que eles foram admitidos sem a devida realização de concurso público ou teste seletivo.

De acordo com o artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

Ainda segundo a Constituição Federal, as duas maneiras de se contratar um servidor público sem realização de concurso público, e por meio de nomeações para ocupação de cargos em comissão nas atribuições de direção, chefia e assessoramento dos órgãos ou então em casos de afastamento extraordinário de agentes concursados.

Caso a denúncia seja comprovada, a contratação ilegal pode configurar atos de improbidade administrativa por implicar em enriquecimento ilícito, ofensa ao erário municipal e violação dos princípios que informam a Administração.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760