14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 05 de Novembro de 2013, 08:28 - A | A

Terça-feira, 05 de Novembro de 2013, 08h:28 - A | A

Greve dos professores da rede municipal de VG pode encerrar nesta terça (05); Administração Municipal deve apresentar nova proposta à categoria

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Após 14 dias, a greve dos professores da rede municipal de Várzea Grande pode encerrar nesta terça-feira (05.11). A informação é do secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião.

Em entrevista ao VG Notícias, o secretário disse que esteve reunido nesta segunda-feira (04.11) com a categoria e ficou acertado uma nova reunião, desta vez, no gabinete do prefeito Walace Guimarães (PMDB), para chegar a um acordo e por fim na paralisação.

“Vamos nos reunir com a categoria juntamente com o prefeito e o secretário Ismael (secretário de Governo) para chegarmos a um acordo bom para ambas as partes. Tenho certeza que nesta terça esta greve dos professores irá acabar e as aulas prosseguirão normalmente”, garantiu o secretário.

Segundo Jonas, a administração municipal deve apresentar uma proposta satisfatória à categoria, o qual deve encerrar a greve.  Porém, não revelou os pontos da proposta que será apresentada aos profissionais da Educação.

Os profissionais da Educação já marcaram uma manifestação na porta da Prefeitura de Várzea Grande, ás 14h – horário da reunião da categoria com o prefeito.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep-VG) Gilmar Soares, disse a reportagem do VG Notícias, que a categoria tem esperança que a administração municipal apresente uma nova proposta que possa encerrar a greve, já que a grande culpada pela a paralisação é o Poder Executivo que se recusava a negociar com os profissionais.

“Queremos sim chegar a um acordo e encerrar a greve. Mas o prefeito e o secretário sempre demonstraram falta de interesse de dialogar com a categoria. A situação chegou a isso por culpa dos gestores municipais. Outro fator que contribuiu para a paralisação é que o Poder Executivo não cumpriu com o que foi acordado meses atrás, fator lamentável e com isso a greve continuou”, relatou Gilmar.

A greve – Os professores da rede municipal entraram em greve no último dia 22 de outubro. Eles reivindicam a aprovação do Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS) com a atualização do piso salarial em 2013, a revisão do enquadramento da Lei 3.505/2010 de cargos e salários de 2010. Atualmente, um professor recebe salário inicial de R$ 860 e os funcionários o equivalente a um salário mínimo, R$ 678.

A categoria cobra um calendário com as datas de envio dos projetos à Câmara de Vereadores, sua apreciação pelos parlamentares e sanção.

Os profissionais cobram ainda do Executivo municipal, a revisão das portarias de atribuição de aula. As portarias reduzem o número de funcionários da educação, inviabilizando o funcionamento das unidades escolares. A redução foi publicada sem discussão com as unidades escolares e com o sindicato.

Além disso, a categoria também reivindica a manutenção na infraestrutura das escolas, alimentação escolar, profissionalização dos servidores da área e a aplicação de 30% dos recursos arrecadados na Educação, como previsto na Constituição Municipal.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760