25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 15 de Setembro de 2013, 07:30 - A | A

Domingo, 15 de Setembro de 2013, 07h:30 - A | A

Nepotismo

Prefeito de VG, Walace Guimarães joga "abacaxi" sobre Nepotismo nas mãos dos vereadores

Ainda segundo o prefeito, caso o seja aprovado o projeto de lei, Várzea Grande será o primeiro município do Estado a transformar em “lei tal medida”.

por Edina Araújo/VG Notícias

O projeto de lei elaborado pela Procuradoria de Várzea Grande, sob o comando do ex-procurador de Várzea Grande, José do Patrocínio, para proibir o Nepotismo, na administração municipal – não trouxe nenhuma novidade. O projeto foi encaminhado à Câmara de Vereadores em 06 de agosto passado, e está na Comissão de Constituição e Redação (CCJR) da Casa de Leis.

De acordo com a vereadora Sumaia Leite (PRB), membro da Comissão, o projeto de lei do Executivo não traz nenhuma novidade que justifique a criação de nova lei – já que a Constituição Federal em seu artigo 37 e a Súmula Vinculante 13/2008, do Supremo Tribunal de Justiça (STF) são claras quanto à proibição do nepotismo. Para Sumaia, é preciso apenas a aplicação da lei que já existe.

No portal da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o texto de Lieda Rezende Brito, secretária executiva da Associação, destaca exatamente o que alega a vereadora Sumaia - e traz um gráfico explicativo para elucidar a questão. Clique aqui e confira o portal da AMM.

Conforme matéria publicada no portal da Prefeitura de Várzea Grande, o prefeito Walace Guimarães, disse que o objetivo do projeto de lei encaminhado à Câmara é vedar o nepotismo e combater o empreguismo desenfreado, que assolam as Prefeituras, Câmaras, Assembleias e Tribunais, em conformidade com o artigo 37 da Constituição Federal que prevê a aplicação dos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade em toda a administração pública brasileira.

Ainda segundo o prefeito, caso o seja aprovado o projeto de lei, Várzea Grande será o primeiro município do Estado a transformar em “lei tal medida”.

“O projeto prevê as mesmas retificações da lei federal, porém, com algumas particularidades do município. Queremos acabar com os questionamentos sobre o que é e o que não é nepotismo ou até que grau de parentesco ele chega”, afirmou Walace Guimarães. Clique aqui e confira portal Prefeitura.

Diante do impasse entre Executivo e a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, resta saber se o prefeito Walace Guimarães irá exonerar os servidores que não se enquadram nas respectivas leis – obedecendo a recomendação da promotora Valnice Silva dos Santos, da 1ª Promotoria de Patrimônio Público e Probidade Administrativa de Várzea Grande, ou, ainda, vai tentar outra “manobra” para protelar a aplicação da lei e extirpar do serviço público a prática do nepotismo.

Fonte: AMM (http://www.amm.org.br/amm/constitucional/noticia.asp?iId=174834&iIdGrupo=6267)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760