25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Esportes Sexta-feira, 13 de Setembro de 2013, 09:05 - A | A

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2013, 09h:05 - A | A

Rio se aquece para Jogos de 2016 com exposição no centro sobre história olímpica

Acervo com peças raras do COB e do COI compõem mostra no Museu Histórico Nacional.

do R7

A três anos das Olimpíadas do Rio, os interessados em entrar no clima dos Jogos podem visitar o Museu Histórico Nacional, no centro do Rio, onde está montada a exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”. A mostra, organizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), ficará em cartaz desta sexta-feira (13.09) até o dia 1° de dezembro.

O público tem acesso a um acervo com peças raras do COB e do COI (Comitê Olímpico Internacional), como uma cópia do discurso do Barão de Coubertin de 1892 com a proposta de recriação da competição olímpica. Medalhas, tochas e mascotes de todas as edições compõem a exposição, que também oferece aos visitantes uma simulação de salto em distância.

Convidados e autoridades participaram da inauguração da mostra na noite de quinta-feira (12). O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, disse que a confederação tem a responsabilidade de contribuir para a “educação olímpica” do povo brasileiro, o que, segundo ele, vai além de ensinar as regras de todos os esportes.

— Com essa exposição estamos mostrando para a população a importância que os Jogos têm para a humanidade, para o respeito entre as nações. Estamos muito orgulhosos.

O diretor de aquisições da Rede Record, Hiran Silveira, esteve na cerimônia e comentou sobre a parceria com o COB.

— A Rede Record é detentora dos direitos sobre os Jogos no Brasil e é parceira do COB para 2016 e nesta exposição, que nós consideramos fundamental para aprofundar o conhecimento do povo brasileiro sobre as olimpíadas.

Depois de ser montada em São Paulo, onde permaneceu entre abril e junho, a mostra chegou ao Rio com itens curiosos, como a sapatilha e as medalhas do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva — bicampeão em Helsinque (1952) e Melbourne (1956) — e o uniforme do tenista Roger Federer, campeão em Pequim (2008).

Na parte interativa da exposição, o público pode segurar a tocha dos Jogos de Londres de 2012 e tirar fotos com a mascote Mischa, que emocionou o público em Moscou, 1980, ao chorar na cerimônia de encerramento. Também há uma sala de cinema, onde são exibidos filmes do acervo do COI.  Os visitantes percorrem nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil.

Serviço

Endereço do Museu Histórico Nacional: Praça Marechal Âncora S/Nº, Centro - Rio de Janeiro (Próximo à Praça XV)

Data: Entre 13 de setembro e 1º de dezembro de 2013

Horário de visitação: De 3ª a 6ª Feira - das 10h às 17:30h  /  Sábados, Domingos e Feriados - das 14h às 18h  /  2ª Feira - Fechado

Ingressos: gratuito aos domingos e R$ 8 nos demais dias

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760