06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 23 de Abril de 2015, 10:10 - A | A

Quinta-feira, 23 de Abril de 2015, 10h:10 - A | A

Ministro pede vista e Taborelli ganha fôlego na AL/MT; Maioria já havia decidido pelo deferimento ao recurso de Barranco

Com o pedido vista do ministro, Taborelli ganha um fôlego de uma semana frente ao Legislativo Estadual.

por Rojane Marta/VG Notícias

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Admar Gonzaga Neto, em sessão matutina desta quinta-feira (23.04), pediu vistas do recurso do candidato a deputado estadual Valdir Mendes Barranco (PT), que tenta descongelar seus mais de 19 mil votos conquistados nas eleições de 2014, para assumir a vaga titular no lugar de Pery Taborelli (PV).

Com o pedido vista do ministro, Taborelli ganha um fôlego de uma semana frente ao Legislativo Estadual.

Antes do pedido de vista, o ministro Gilmar Mendes, proferiu seu voto vista acatando o recurso de Barranco para torná-lo elegível de imediato, sem retornar os autos ao Tribunal Regional Eleitoral para avaliar as contas de 2008 e 2009 – reprovadas pelo  Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), conforme havia decidido o presidente Dias Toffoli. Os demais ministros do TSE, inclusive o presidente do TSE, que retificou o voto anterior e João Otávio de Noronha. Com o pedido vista de Admar Gonzaga, ainda falta votar o ministro Luiz Fux.

Em seu voto, Gilmar Mendes disse que faltam elementos nas irregularidades cometidas por Barranco que configurem ato doloso. Disse ainda, que não ficou comprovado que Barranco agiu de má fé, mas apenas faltou cuidado de sua parte para tomar medidas para sanar as irregularidades.

O ministro citou ainda que os vereadores de Nova bandeirantes que reprovaram as contas de Barranco foram denunciados pelo Ministério Público por tentar levar vantagem indevida, na ordem de R$ 50 mil cada, para aprovarem as contas do petista, afirmou que tem vídeo que comprova a extorsão.

Entenda - Por ser considerado ficha suja, ao ter as contas de gestão do exercício de 2007 reprovadas, quando prefeito de Nova Bandeirantes, os 19.227 votos conquistados por Barranco não foram contabilizados para a sua coligação “Amor a Nossa Gente” – composta pelos partidos: PT, PMDB, PR, PROS e PC do B.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760