25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 09 de Agosto de 2013, 17:54 - A | A

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2013, 17h:54 - A | A

Descaso

Adolescente morre no Pronto-Socorro de VG e família afirma que houve negligência; Diretor da unidade de saúde reconhece falta de estrutura

Argumentando sobre o mau atendimento prestado pela enfermeira, de acordo com relato da família, Itamar informou que o Pronto-Socorro possui enfermeiros que fazem atendimento de 30 a 40 pacientes, e que o correto seria no máximo para 10 pessoas.

por Kleber Moura/VG Notícias

A adolescente Beatriz Lúcia da Silva, 16 anos, faleceu no corredor do Pronto-Socorro de Várzea Grande nesta quinta-feira (08.09). Segundo familiares relatou a reportagem do VG Notícias, a jovem começou a sentir dores de cabeça, abdômen e febre ainda na quarta-feira (07), a irmã Maria Lucia da Silva, levou-a ao Pronto-Socorro no dia seguinte em busca de atendimento.

De acordo com a irmã, a paciente entrou ao meio-dia de quinta-feira e ficou esperando em torno de uma hora para ser atendida pelo médico. Após ser atendida pelo médico, Maria observou que a enfermeira aplicou quatro doses de diazepam na adolescente. “Não fizeram nenhum exame completo na minha irmã, o único exame que me entregaram foi o teste rápido de HIV negativo.

“O Pronto-Socorro foi negligente, minha irmã começou a contorcer de dor, começou a sair sangue pelo tubo de soro fisiológico, então desesperada pedi para a enfermeira fazer algo, e ela simplesmente saiu dizendo que ainda havia muitos pacientes para atender”, relatou Maria Lúcia.

Beatriz é moradora do bairro Pirinéu em Várzea Grande, e amigos da família relatam que a jovem pode, também, ter sofrido discriminação racial no PSM/VG por ser negra. A jovem faleceu no mesmo dia em que deu entrada no atendimento, às 18h55, e segundo atestado de óbito, a adolescente faleceu de Edema Agudo Pulmonar e Pneumonia Parasitária.

Outro lado – a reportagem procurou o Pronto-Socorro que informou que a adolescente foi atendida de imediato, passando direto para o Box de emergência. Segundo o diretor, Itamar Lourenço da Silva, o médico solicitou vários exames, entre eles: teste rápido de HIV, teste de gravidez e hemograma completo. Entretanto, o hemograma só ficou pronto às 21h11, ou seja, mais de duas horas após a morte de Beatriz.

Argumentado sobre o mau atendimento prestado pela enfermeira, de acordo com relato da família, Itamar informou que o Pronto-Socorro possui enfermeiros que fazem atendimento de 30 a 40 pacientes, e que o correto seria no máximo para 10 pessoas.

“Esta é a estrutura que temos para trabalhar, não temos estrutura física, agora se após o laudo da morte detectar que houve negligência de algum profissional, seja enfermeiro ou médico, abriremos procedimento administrativo para punirmos os responsáveis”, disse o diretor.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760