25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 22 de Julho de 2013, 14:46 - A | A

Segunda-feira, 22 de Julho de 2013, 14h:46 - A | A

Denúncia

Antonio Joaquim é acusado de invadir propriedade no interior de MT; Médico protocola denúncia na DEMA e solicita abertura de inquérito

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Joaquim, é acusado de invadir uma propriedade particular no interior do Estado, para retirar água de uma fazenda vizinha.

por Rojane Marta/VG Notícias

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Joaquim, é acusado de invadir uma propriedade particular no interior do Estado, para retirar água de uma fazenda vizinha.

De acordo com reportagem exibida pela TVCA – filiada a Rede Globo em Mato Grosso -, o médico Alonso Alves Filho, que toma conta das terras do pai, na região de Nossa Senhora do Livramento, acusa Antonio Joaquim de invadir sua propriedade, de forma “truculenta”, para retirar água de uma cachoeira.

“Ele entrou de forma súbita, rebentando cerca, de forma agressiva e ameaçando. Tanto é que meu pai nunca mais pisou nessa fazenda, ele está doente devido a essa situação. Antonio Joaquim tem água sobrando, é uma mina, tem três represas grandes” disse o médico na entrevista concedida a TVCA.

Além da captação de água, Alonso também acusa Antonio Joaquim de ter se apropriado de parte de terra do pai dele, e de inclusive, ter colocado um portão com cadeado e corrente para evitar a entrada dos possíveis proprietários.

“Essa terra é do meu pai, Alonso Alves Pereira. Mas só ele (Antonio Joaquim) tem a chave, os funcionários dele passam a hora que ele quer, mas nós não podemos passar dentro da nossa propriedade” acusou.

O caso foi parar na Delegacia de Meio Ambiente. O médico, por meio de seu advogado, Fábio Capilé, registrou uma denúncia na DEMA, com base no laudo da perícia técnica do Estado, solicitando a abertura de um inquérito contra o conselheiro Antonio Joaquim.

“Foi feita uma perícia no local onde constatou a devastação de área no entorno, inclusive, de córregos, onde a preservação deveria ser permanente. Estamos tratando de um interesse público geral, estamos falando de devastação ambiental, que atinge toda a sociedade” destacou o advogado.

Outro lado – Antonio Joaquim negou ter se apossado da terra de Alonso, e afirmou que o portão está na terra a qual ele é proprietário. E ainda, disse que a cachoeira de onde retira a água fica dentro de sua propriedade e que o médico também pega água da cachoeira.

O conselheiro também registrou uma ocorrência na polícia contra o médico. Ele garantiu que por conta dessas “brigas” por terra, já foi ameaçado de morte por Alonso.

Segundo Antônio Joaquim, desde 2002 ele possui licença ambiental única da propriedade e em 2012 foi feita uma renovação dessa licença pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760