25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 06 de Julho de 2013, 09:00 - A | A

Sábado, 06 de Julho de 2013, 09h:00 - A | A

Dificuldades

Riva sugere mobilização dos prefeitos e vereadores em Brasília/DF

O objetivo, segundo ele, é reforçar junto ao governo federal e Congresso Nacional as dificuldades que os municípios enfrentam para atender as necessidades básicas da população.

por Edina Araújo/VG Notícias

Durante manifesto municipalista de prefeitos e vereadores ontem (05.07), na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, o deputado José Riva (PSD) sugeriu que vereadores e prefeitos façam uma mobilização em Brasília.

O objetivo, segundo ele, é reforçar junto ao governo federal e Congresso Nacional as dificuldades que os municípios enfrentam para atender as necessidades básicas da população.

Riva destacou que o grande problema do país é o Pacto Federativo, que define responsabilidades e atribuições da União, Estados e municípios. O parlamentar argumentou que o pacto atual define as atribuições dos entes federados, mas não repassa os recursos para que os municípios cumpram as suas obrigações.

O deputado disse o maior problema da saúde é a falta de recursos. Ele lembrou que em 1984, quando era prefeito, os municipalistas se organizaram para pedir ao governo federal 1% a mais do Fundo de Participação dos Municípios. Apesar da mobilização, o pedido foi negado.

O parlamentar defendeu a participação dos municípios na partilha da arrecadação do Fundo de Transporte e Habitação – Fethab. Ele destacou que vai apresentar uma proposta na Assembleia Legislativa para que 50% do fundo sejam repassados às prefeituras a partir de 2015. A proposta do parlamentar foi elogiada pelos prefeitos e vereadores. (Com informações Agência AMM).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760