25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 26 de Maio de 2013, 08:00 - A | A

Domingo, 26 de Maio de 2013, 08h:00 - A | A

DISCURSO DESENCONTRADO

Prefeito vai transferir ponto de táxi para Aeroporto Marechal Rondon por conta das obras do VLT; Secretário diz que pode acarretar problema

Por Lucione Nazareth/VG Notícias

O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) está elaborando um decreto que visa autorizar a transferência de um ponto de táxi da avenida Governador Ponce de Arruda – interditada devido as obras do VLT para o Aeroporto Marechal Rondon.

Os taxistas que serão remanejados para o aeroporto detinham ponto em frente ao Hotel Las Velas – desativado pela interdição da avenida para implantação do VLT.

O superintendente de Trânsito de Várzea Grande e secretário de Infraestrutura, Gonçalo de Barros, disse ao VG Notícias, que caso o decreto venha ser aprovado desta forma, irá provocar desavenças entre os taxistas e o sindicato dos taxistas do Aeroporto – que é responsável pelo rodízio no local.

“Caso o decreto seja aprovado, vamos acatar, mas isso vai provocar uma “briga” entre Sindicato dos Taxistas do Aeroporto e esse taxistas deste ponto, porque eles não vão aceitar a instalação deste ponto dentro do Aeroporto”, declarou Gonçalo.

Segundo o secretário de Governo, Ismael Alves, a administração municipal vem dialogando com a categoria dos taxistas para elaborar o decreto de uma forma que seja bom para todos e não crie um conflito entre os profissionais da categoria.

“Já estamos estudando a possibilidade de remanejar estes taxistas para frente de onde está construindo o Shopping. Mas caso não encontrarmos alternativa devemos remanejá-los para dentro do Aeroporto mesmo”, informou o secretário.

Lembrando que com as obras de construção do Shopping pode trazer transtornos para os taxistas, caso eles sejam remanejados para o local. Neste ponto ainda é usado como estacionamento pelos responsáveis pelas obras do Shopping não tendo assim espaço para os taxistas. Ainda pode atrapalhar o fluxo de pessoas, já que os táxis devem ocupar quase todo o espaço da calçada.

Rodízio no Aeroporto - Em 2009, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que implantou o Sistema Rotativo - no desembarque do Aeroporto Internacional Marechal Rondon -, para os taxistas do município.

Na época a proposta previa que apenas 15 veículos-táxis poderiam operar no Aeroporto, tendo que ser modelo Sedan, escolhidos pelo Sindicato dos Taxistas de Várzea Grande (Sintavag) - com ar condicionado e no máximo de seis anos de uso.

Dois anos depois, em 2011, a Prefeitura de Várzea Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), ampliou o número de taxis para 42. Por meio de uma decisão provisória, 86 taxistas novos foram credenciados e iniciaram a atuar em rodízio de 24 horas no Marechal Rondon.

Vale lembrar que a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República divulgou uma pesquisa sobre os 15 aeroportos que deverão atender à demanda da Copa de 2014, é elegerão o Aeroporto Marechal Rondon como o pior, tendo um dos quesitos reprovados a falta de disponibilidade de táxis no local.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760