25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 22 de Abril de 2013, 09:45 - A | A

Segunda-feira, 22 de Abril de 2013, 09h:45 - A | A

Infraestrutura portuária

Júlio Campos defende a construção de portos para tornar a economia mais competitiva

Segundo Júlio Campos, o país tem sofrido em função do estado obsoleto de seus portos.

 

O Brasil, um dos maiores exportadores de grãos do mundo sofre com um dos maiores entraves à expansão do comércio internacional, a obsolescência da infraestrutura portuária instalada no país. Na expectativa de reverter a situação, o deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) encaminhou indicação ao Ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos solicitando que ele construa novos portos em locais ainda não servidos para melhoria do escoamento e da competitividade.

Segundo Júlio Campos, o país tem sofrido em função do estado obsoleto de seus portos, em função do crescimento vertiginoso das exportações e do comércio entre países.

“Temos um país em potencial para produção, e, também um imenso potencial aquaviário a ser explorado para o transporte, com cerca de 40 mil quilômetros de rios navegáveis e quase 7 mil quilômetros de costa marítima. Existem vários locais próximos às novas áreas de expansão de fronteira agrícola e mineral, com condições adequadas, tanto em termos ambientais quanto de acesso”, afirmou Júlio Campos.

O problema enfrentado pelo Brasil foi relatado em reportagem do Fantástico, e de acordo com o parlamentar, este problema repete-se todos os anos. No período de colheita da safra, formam-se filas intermináveis de caminhões ao longo das rodovias e avenidas que levam aos portos brasileiros mais movimentados.

No entanto, o parlamentar não vê solução em apenas aparelhar e modernizar os portos existentes, uma vez que em muitas localidades a infraestrutura de acesso aos terminais não comporta novas ampliações e melhoramentos, por isso acredita que o caminho seja a construção de novos portos.

Segundo o democrata, há que se ter em mente que a instalação de novos terminais reduzirá o custo do transporte e melhorará a competitividade das mercadorias, com reflexos para a economia como um todo.

da Assessoria

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760