25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 05 de Março de 2013, 16:41 - A | A

Terça-feira, 05 de Março de 2013, 16h:41 - A | A

Cuiabá

Mauro Mendes “barra” aumento na tarifa de água e reduz valor em 0,92%

por Lucione Nazareth/VG Notícias com Secom CBA

 

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) disse nesta terça-feira (05.03) que a tarifa de água na capital terá redução no preço de 0,92% e não um aumento de 14,98% - como pretendia a CAB Cuiabá (CAB Ambiental).

Segundo o prefeito, a redução de 0,92% é baseada na diminuição do preço da energia elétrica, que vinha sendo usada pela concessionária como argumento para ocasionar o aumento, já que a empresa utiliza a energia para captar e distribuir a água.

“Levamos em conta a redução na tarifa da energia elétrica concedida pelo governo federal e a prerrogativa de que o poder concedente tem de interferir quando há desequilíbrio econômico, o que ocorreria caso o aumento pleiteado pela CAB fosse concedido”, explicou Mauro Mendes.

Mendes destacou que o proposto pela CAB não se justificava, principalmente por conta da grande redução no preço da energia. Um estudo encomendado pelo prefeito à Procuradoria Geral do Município demonstrou que o preço do quilowatt/hora só vem caindo desde que a empresa ganhou a licitação, em dezembro de 2011 e não aumentando como alegou à concessionária.

"A CAB não pode alegar que a energia subiu, porque o último aumento do preço da energia foi em abril de 2011, oito meses antes da licitação para a concessão ser feita e um ano antes de a empresa começar sua operação em Cuiabá", colocou o socialista.

Mauro ainda disse que irá cobrar da CAB qualidade no serviço. “Vamos fiscalizar para garantir que os serviços sejam cumpridos. Essa redução já é uma defesa dos interesses do cidadão cuiabano e só vamos nos dar por satisfeitos no dia em que parar de faltar água na torneira da população”, finalizou o prefeito.

Com a redução na tarifa, o metro cúbico de água passará a custar R$ 19,62. Atualmente, o valor é de R$ 19,80. “A redução passa a valer 30 dias após a publicidade dada pela CAB para o novo valor. Hoje mesmo estamos publicando a decisão e notificando a concessionária, e em 30 dias após ela comunicar os consumidores, a redução passa a valer”, disse Karla Lavratti, presidente da Agência Reguladora de Água e Esgotamento Sanitário (Amaes).

Ela garantiu ainda que em 18 de abril a Amaes – quando o órgão completará um ano-, apresentará os relatórios de todo o trabalho realizado. “Depois haverá uma audiência pública para que a população discuta as impressões sobre a concessionária neste primeiro ano. Tudo isso será entregue ao prefeito para avaliação”, declarou.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760