27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2013, 17:00 - A | A

Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2013, 17h:00 - A | A

“Bloco de Parlamentares Independente” marca posição e integra relevantes Comissões Permanentes

De acordo com o Regimento Interno do Legislativo, é obrigatório o parecer das Comissões Permanentes nos assuntos de sua competência, podendo seus representantes solicitar audiências públicas, convocar secretários municipais para obterem mais informações

por Edina Araújo/VG Notícias

A primeira sessão ordinária de 2013 da Câmara de Vereadores de Várzea Grande realizada na última quarta-feira (21.02) foi marcada por discussões acaloradas entre parlamentares.  Os integrantes do Bloco de Parlamentares Independente não aceitaram imposição da Presidência da Câmara quanto à indicação de nomes para compor as Comissões Permanentes da Casa de Leis - e exigiram a participação do Bloco nas Comissões, fazendo valer o Regimento Interno e a Constituição Federal.

A argumentação do bloco é que as comissões são importantes, pois são responsáveis por analisar e emitir pareceres sobre projeto de leis, aprovar ou não pedidos de Sindicância, Inquéritos Parlamentares ou ainda, Comissões Processantes, entre outras atribuições.

As composições formadas por presidente vice-presidente e membros são para o biênio 2013-2014.

A parlamentar do Bloco, Sumaia Leite (PRB), se tornou membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação que tem a finalidade de emitir parecer a respeito dos processos que tramitam na Casa. Já o vereador do PV, Pery Taborelli, ficou como membro da Comissão de Finanças e Orçamento, com a responsabilidade de fornecer parecer sobre todos os assuntos de caráter financeiro, como proposta orçamentária do município, plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias, entre outros.

O vereador Fábio Saad (PTC) será membro da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, com a finalidade de emitir parecer sobre os processos da rede de ensino e arte, patrimônio histórico, esporte, saúde pública e obras sociais.

Gidenor Anselmo (PTB), popular Gordo Goiano se tornou membro do Conselho de Obras e Serviços Públicos com o dever de emitir parecer das obras de serviços do município, autarquias, entidades paraestatais e concessionárias de serviços públicos. E, também membro do Conselho de Defesa do Consumidor, resguardando o direito do munícipe.

O Conselho do Meio Ambiente terá o vereador Wanderley Cerqueira (PSD) como membro, que emitirá parecer sobre processos do meio ambiente e congênere.

Já no Conselho de Loteamento, responsável em emitir parecer sobre as políticas de desenvolvimento urbano do município, terá como membro o vereador do Bloco, Claido Celestino (PRB) – popular Ferrinho.

Saad (PTC) ficou responsável por mais dois conselhos, sendo o de Ética Parlamentar; e Fiscalização e Controle, ambos visando à transparência de todos os atos administrativos.

De acordo com o Regimento Interno do Legislativo, é obrigatório o parecer das Comissões Permanentes nos assuntos de sua competência, podendo seus representantes solicitar audiências públicas, convocar secretários municipais para obterem mais informações a respeito do assunto e receber reclamações dos cidadãos contra os atos de autoridades municipais.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760