26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2013, 08:12 - A | A

Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2013, 08h:12 - A | A

Lixo

MPE promove reuniões para viabilizar instalação de aterro sanitário e coleta seletiva em Várzea Grande

MPE/MT

 

A gestão dos resíduos sólidos de Várzea Grande foi discutida na sexta-feira (15.02), durante reunião promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental e Ordem Urbanística de Várzea Grande. Essa foi a segunda reunião realizada este mês sobre o assunto. O objetivo da iniciativa é promover a viabilização do Termo de Ajustamento de Conduta que prevê a instalação do aterro sanitário no município e implantação da coleta seletiva.

Participaram da discussão aproximadamente 50 pessoas, entre representantes do Poder Executivo, da Câmara Municipal, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Shobresvag), do Sindicato do Comércio Varejistas de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de MT (Sindipetróleo), do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon), de cooperativas e associações sediadas na cidade, além de diversos empresários, catadores de materiais recicláveis, engenheiros sanitaristas e ambientais. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que já possui experiência bem sucedida em relação à coleta seletiva, também colaborou com as discussões.

De acordo com a promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, a partir de 21 de julho de 2013 todos os empreendimentos privados (comércio e indústrias) deverão proceder à separação dos resíduos recicláveis descartados, quando será efetivamente iniciada a coleta seletiva pelos geradores de resíduos sólidos recicláveis e ensejará no fechamento do "lixão" para recebimentos de materiais estranhos à coleta domiciliar de lixo realizada pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande. A renovação de alvarás no município, conforme estabelecido no TAC firmado com o Ministério Público, será vinculado à apresentação de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que deverá ser desenvolvido por engenheiros sanitaristas/ambientais.

“Convidamos todas as entidades de classes dos empreendimentos privados para participar das discussões. Queremos sensibilizar a todos sobre a responsabilidade dos geradores pelo gerenciamento dos seus resíduos sólidos que produzem, com o fito de se obter a erradicação dos lixões e ainda gerar sustentabilidade ambiental, econômica e social”, ressaltou a promotora de Justiça.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, conforme o presidente da Associação de Engenheiros Sanitaristas de Mato Grosso, Aubeci Davi, possui quatro etapas: caracterização da empresa; geração dos resíduos sólidos (quantidade e qualidade); implantação do plano; descrição das empresas e cooperativas que irão receber os resíduos. “Os custos serão pautados de acordo com o porte do estabelecimento, sem onerar excessivamente a atividade”, disse o presidente.

ADITAMENTO: De acordo com a promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, com o aditamento do TAC, foram estabelecidos novos prazos ao município, visando novo local para tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. “A administração municipal informou que foram predefinidas três áreas para a realização de estudo geológico e definição do local onde será implantado o aterro sanitário de Várzea Grande, sendo que o processo licitatório para a emissão da ordem de serviço autorizando o início dos estudos já foi inaugurado", afirmou.

Segundo a promotora, os resíduos sólidos dos empreendimentos privados deverão ser destinados às organizações de catadores de materiais recicláveis, gerando emprego e renda com o material hoje em dia jogado fora .

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760