25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Esportes Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2013, 15:12 - A | A

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2013, 15h:12 - A | A

Luxemburgo resgata 'projeto' de 3 atacantes e quer Barcos à la Evair dos anos 90

Técnico não confirma se esquema mais ofensivo será usado diante do Fluminense, no Rio, pela Libertadores

Globoesporte.com

 

O passado costuma ensinar. Serve para a pessoa não repetir os mesmos erros no presente. Mas também é recomendável olhar para trás quando se tenta acertar. Em busca da fórmula perfeita para retomar as boas atuações do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo quer resgatar o esquema que o fez bicampeão brasileiro nos anos 1990, com o Palmeiras.

O técnico não confirma se o plano será colocado em prática num curto prazo, mas admite que o "projeto" é usar três atacantes. E com Barcos fazendo função semelhante à de Evair em seus tempos de Verdão. Na verdade, queria testar já no domingo, no 1 a 0 sobre o Veranópolis, porém o acidente de carro do cunhado de Barcos impediu sua utilização na partida. Mesmo antes da chegada do argentino, o comandante tricolor já havia aventado essa possibilidade, agora tratada com mais força.

- O elenco é farto, mas ainda temos que fazer jogar. Eu ia colocar Vargas, Barcos e Welliton. E o Barcos fazendo a função que o Evair fazia. Não pude. O Barcos faz parede e a bola segue, os meias conseguem jogar. É um projeto, vamos ter que fazer em uma outra etapa - cogita. - Barcos chegou e jogou, hoje teve que sair. Vão ter que jogar para se identificar. Não vejo problema jogar com três atacantes desde que voltem para marcar.

Histórico no Grêmio é curto e negativo

Em 1993, Luxa usava Edmundo e Edilson com Evair. No ano seguinte, o Capetinha saiu para dar lugar a Rivaldo no sistema ofensivo. De acordo com o técnico, a busca por um novo esquema surge como a chance de se fazer algo novo, sair da rotina à qual clube e rivais estão acostumados:

- Em uma partida que permita fazer mudanças, eu vou fazer. O meio de campo do Grêmio está acostumado. O Marco Antônio sabe o que vai fazer. O Fernando sabe. O Adriano, chegando, sabe o que vai fazer ao lado do Souza ou do próprio Fernando. Quero criar alternativas para ter três no meio de campo e três atacantes. Dois volantes e um meia, mais três atacantes. Posso ter um volante, dois meias e três atacantes. Essas alternativas é que quero criar.

Luxa usou três atacantes, como titulares, no Gauchão de 2012. Foi no clássico com o Internacional. O setor teve Bertoglio, Miralles e André Lima na final da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Não deu certo. Perdeu por 2 a 1.

Contra o Fluminense, na quarta, pela Libertadores, no entanto, a tendência é de que o esquema 4-4-2 seja mantido. Barcos volta após resolver seu problema particular. Adriano é outro retorno, depois da liberação para seu casamento. O Grêmio viaja na tarde desta segunda rumo ao Rio de Janeiro. Na terça, treina no Engenhão, palco da partida de quarta, válida pela segunda rodada do Grupo 8.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760