25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2013, 08:59 - A | A

Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2013, 08h:59 - A | A

Jaime Campos aponta desafios a serem enfrentados pelo Senado Federal

“Que o início desta nova sessão legislativa possa nos trazer uma profunda mudança de postura, para que a Nação nos enxergue com mais respeito e dignidade”, disse o senador democrata

Assessoria

 

O senador Jaime Campos (DEM), em discurso na quarta-feira (06.02), disse que o Senado Federal terá que se dedicar nos próximos dois anos a tarefas inadiáveis, como a regulamentação do Fundo de Participação dos Estados (FPE), cujos atuais critérios de repasse foram declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010.

O repasse com base nas regras atuais foi prorrogado por mais cinco meses pelo STF, que já havia estipulado um prazo, encerrado em dezembro de 2012, para que o Congresso definisse uma nova fórmula de repasses para os estados.

O FPE foi que foi criado em 1965 e tem como fontes o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados. Os atuais critérios de repartição dão tratamento preferencial às regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste: essas regiões recebem 85% do total do FPE, ficando os outros 15% entre divididos entre os estados do Sul e do Sudeste.

Reformas – Durante o pronunciamento, Jaime Campos disse ainda que a Casa terá que conciliar uma “densa pauta”, que inclui as reformas política e tributária e a atualização da revisão do pacto federativo. O senador citou ainda o endividamento dos estados e municípios, a apreciação de vetos presidenciais, o excesso de Medidas Provisórias e a recuperação das prerrogativas do Congresso Nacional.

O senador disse ainda ser preciso realizar esforços para melhorar a imagem da instituição, aproximando-a cada vez mais do cidadão, por meio de qualidade e eficiência. JaIme Campos também saudou os novos dirigentes da Mesa, escolhidos na segunda-feira (4) para comandar o Senado no biênio 2013-2014.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760