26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 01 de Dezembro de 2012, 08:30 - A | A

Sábado, 01 de Dezembro de 2012, 08h:30 - A | A

Várzea Grande vive colapso na Saúde, Educação, lixo e Infraestrutura

Várzea Grande está em colapso. Os lixos se acumulam nas ruas, a infraestrutura é precária e a Educação e Saúde estão sentindo as demissões em massa, que visaram enxugar a máquina pública.

Por Thaiza Assunção/VG Notícias

Várzea Grande está em colapso. Os lixos se acumulam nas ruas, a infraestrutura é precária e a Educação e Saúde estão sentindo as demissões em massa, que visaram enxugar a máquina pública.

Há acúmulo de lixo em todos os bairros, situação que vem se agravando no decorrer do ano. No bairro Figueirinha, por exemplo, o caminhão de coleta não passa há cinco dias. A empresa, Locar Saneamento, contratada para fazer a coleta, parou ou reduziu o serviço por atraso no pagamento.

Segundo o coordenador de coleta de lixo do município, Jorge Luis, o trabalho de coleta foi reduzido porque dois caminhões da empresa quebraram. Entretanto, a situação deve ser normalizada na próxima semana.

Na infraestrutura a situação não é diferente. Em denúncia encaminha a reportagem do VG Notícias, uma moradora do bairro Jardim Eldorado, demonstra que a situação do bairro é preocupante. As ruas estão tomadas de lama, água parada, que contribuem na criação do mosquito da dengue. Veja fotos no final da matéria.

Na Educação e na Saúde, vários funcionários públicos do município foram exonerados dos cargos. As demissões prejudicaram o andamento do ano letivo e dificulta o atendimento nos postos de saúde da cidade.

O caso deve se alarmar ainda mais nessas áreas. Já que o objetivo da Prefeitura é reduzir gastos com a folha de pagamento de 65% a 52 % até o final do ano. De acordo com o novo secretário de Receita do município, Éder Moraes, a Prefeitura já atingiu a meta de 56% de gastos, restam apenas 4%.

Além disso, há rumores de que o 13º salários dos servidores não devem ser pagos. O que significa que o comércio local também deixará de lucrar, tendo em vista que boa parte dos consumidores são servidores públicos municipais.

Esse cenário ocorreu em meio ao afastamento do ex-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves – Tião da Zaeli (PSD) que deixou o cargo faltando dois meses do fim do mandato, após denúncia oferecida pelo ex-procurador do município, Antônio Carlos Kerting Roque.

Desde então, o prefeito escalado para descascar o “abacaxi”, Maninho de Barros (PSD) vem tentando resolver os problemas do segundo maior município de Mato Groso, na tentativa de deixar a Casa arrumada para o próximo prefeito, médico Walace Guimarães (PMDB).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760