25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 08 de Novembro de 2012, 11:04 - A | A

Quinta-feira, 08 de Novembro de 2012, 11h:04 - A | A

Confronto

Agente da Polícia Federal que trabalha na operação “Eldorado” leva flechada de índio

por Thaiza Assunção/VG Notícias

Seis índios e dois agentes da Polícia Federal (PF) ficaram feridos, após confronto nesta quarta-feira (07.11) na aldeia Teles Pires, localizada na cidade de Alta Floresta (800 km de Cuiabá). O confronto aconteceu durante cumprimento de mandado de prisão da Operação “Eldorado”, iniciada na última terça-feira (06.11) em Mato Grosso e em outros sete Estados, para combater extração ilegal de ouro.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, os agentes federais estiveram na aldeia para destruir balsas  que eram utilizadas para extração de ouro. Os índios iniciaram o confronto, pois, conforme a PF, uma das embarcações pertencia ao cacique da aldeia, identificado como “Camaleão”.

Segundo a Polícia Federal, dois índios, dos seis feridos foram baleados e encaminhados ao Pronto-Socorro de Cuiabá. Já os agentes, um deles ferido com uma flecha, recebeu atendimento médico na aldeia.

Operação: A operação “Eldorado” iniciou nesta terça-feira (06.11), com  objetivo de combater uma organização criminosa especializada na comercialização ilegal de ouro em terras indígenas e extração do minério no Sistema Financeiro.

De acordo com a Polícia Federal, no esquema eram utilizadas notas frias de cooperativas para legalizar a produção de garimpos, que funcionavam de forma ilegal. Índios também participavam da ação criminosa.

Conforme a PF, foram cumpridos 17 dos 28 mandados de prisão temporária, 64 de busca e apreensão e oito de condução coercitiva expedidos pela Justiça Federal. Destes, o empresário Valdemir Melo, dono da empresa Parmetal, em Cuiabá. Com ele foi apreendido 23 quilos de ouro, avaliados em R$ 2 milhões.

Um oficial da Marinha do Brasil,  também foi preso na operação. Ele seria encarregado de legalizar o transporte do produto em embarcações, com o uso de notas fiscais falsas.

Atualizada em 11h30min: A Polícia Federal decidiu  suspender temporariamente a Operação Eldorado, devido ao confronto entre agentes da PF e índios na aldeia Teles Pires.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760