27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 08 de Novembro de 2012, 08:39 - A | A

Quinta-feira, 08 de Novembro de 2012, 08h:39 - A | A

Em Brasília, Silval defende fim da guerra fiscal e regra clara de transição

ICMS e juros das dívidas do Estado foram tratados em audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega

Redação/Secom-MT

 

O governador Silval Barbosa participou, nesta quarta-feira (07.11), de audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, governadores de Estado e secretários de Fazenda. O principal ponto de discussão foi o ICMS, além dos juros das dívidas dos Estados. A reunião segue com a presença dos secretários.

De acordo com Silval Barbosa, uma das divergências é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Eu defendo que tenha o fim da guerra fiscal, mas desde que o Estado tenha uma regra clara de como é a compensação das perdas que alguns estados vão ter. E tem a proposta de repor as perdas, só que as perdas carecem de compensação na legislação e não é o que está posto”, enfatizou o governador .

Juntamente com o governadores do Nordeste, do Norte e demais estados do Centro-Oeste, Silval Barbosa defendeu a assimetria de aliquotas por esses estados. Os que recolhem 7% passam a recolher 2% e os que recolhem 12% passam para 7%. Defendeu ainda a criação de um fundo regional de desenvolvimento; convalidação plena de incentivos; transição mínima de 15 anos para os benefícios industriais que vierem a ser extintos e mudança do quorum do Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz.

Sobre o custo da dívida, o governador explicou que a proposta do Ministério da Fazenda é dotar a taxa Selic (atualmente em 7,30%) como novo indexador da divida, que sucederia o IGPDI + 6% e IGPDI + 7,5%. “A troca do indexador tem apoio unânime e ajuda todos os estados”, concluiu o governador.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760