25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 03 de Novembro de 2012, 09:00 - A | A

Sábado, 03 de Novembro de 2012, 09h:00 - A | A

Deputados devem votar na próxima semana o novo modelo de assistência à Saúde dos servidores públicos de MT

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

O projeto de lei complementar de autoria do poder executivo que dispõem sobre o programa do sistema de saúde do servidor público do poder executivo de Mato Grosso - Auxilio Saúde ao servidor, deve ser votada na próxima semana.

A proposta que foi apresentada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) para resolver a atual crise que passa o MT Saúde, chegou a ser discutida entre os deputados e o governador na última terça-feira (30.10), para que o chefe do poder executivo esclarecesse alguns pontos do projeto e garantir aos parlamentares que o mesmo vai ser cumprido, conforme o acordo firmado com a categoria. Porém ele não chegou a ser votada durante as quatro sessões ordinárias da Assembleia Legislativa desta semana.

O projeto está há duas semanas para ser votado, mas sendo “barrado” por falta de quórum durante as sessões na AL. Durante a sessão de quarta-feira (31.10), havia uma grande expectativa que a proposta fosse votada pelos deputados, mas devido a entrega de baixo-assinado com mais de 17 mil assinaturas realizado pelos servidores públicos da saúde de um projeto de iniciativa popular pedindo o fim da gestão das OSs nas unidades de saúde do Estado, a matéria não foi votada.

A matéria já está apta a apreciação no plenário da Assembleia e já recebeu o parecer favorável do relator, o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).

Aproximadamente 60 mil usuários do MT Saúde estão sem atendimento há varias semanas, submetidos, alguns deles, a lastimáveis episódios de humilhação em hospitais e clínicas de saúde. De acordo com a Defensoria Pública, alguns pacientes com câncer tiveram o tratamento interrompido mesmo pagando as mensalidades do MT Saúde todo mês.

O Fórum Sindical e o governador do Estado vêm cobrando dos deputados a imediata aprovação do projeto, para que se possa regularizar o atendimento aos associados do MT Saúde e garantir que esses servidores, e seus familiares, tenham toda a garantia de que não serão mais discriminados na hora em que recorrer à rede hospitalar de Mato Grosso.

O projeto - De acordo com o projeto de lei, o programa de assistência à saúde terá um auxílio para os servidores públicos pagarem um plano de saúde suplementar. Na última segunda-feira (15.10), o governador anunciou que os servidores terão a opção de migrar para os seguintes planos privados: Unimed, Sul Americano e Amil.

Serão beneficiados os servidores que estão em atividade ou aposentados, titulares de cargo efetivo, estabilizados constitucionalmente, os militares e os empregados públicos. “A assistência deverá ser prestada mediante auxílio, por meio de ressarcimento parcial de despesas com plano de saúde suplementar”, diz trecho do projeto.

O auxílio será pago no mês subsequente a comprovação da contratação do plano de assistência à saúde complementar do servidor. O valor do auxílio será repassado de acordo com o valor da remuneração e faixa etária, e este será reajustado anualmente, mediante ao índice não inferior ao índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Ainda de acordo com o projeto, o auxílio não terá natureza salarial e nem se incorporará à remuneração dos servidores.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760