27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 30 de Outubro de 2012, 18:11 - A | A

Terça-feira, 30 de Outubro de 2012, 18h:11 - A | A

Em sessão extraordinária, Maninho de Barros é empossado prefeito de Várzea Grande

Zaeli deve renunciar mandato. Câmara recebeu denúncia e deve extinguir cargo do prefeito.

por Rojane Marta/VG Notícias

O prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD) está reunido com o secretariado neste momento (30.10), em seu gabinete, e segundo fontes, a reunião é para comunicar o staff à renúncia ao mandato de prefeito.

Faltando menos de dois meses, Zaeli que lutou contra o ex-prefeito Murilo Domingos (PR) para que honrasse o compromisso de entregar o cargo a ele por dois anos, “joga” toalha antes do término do mandato.

A decisão, ainda de acordo com fontes, é por conta da denúncia oferecida pelo ex-procurador do município, Antonio Carlos Kersting Roque, à Câmara pelo não afastamento da administração de suas empresas. Mais informações em instantes.

Atualizado às 18h45min - O procurador geral do município, Marcos Avallone, protocolou neste instante (18h45min), na Câmara de Vereadores a renúncia do prefeito Tião da Zaeli.

Atualizado às 19h06min - Vereadores convocam sessão extraordinária para empossar Maninho de Barros no cargo de prefeito de Várzea Grande. Até o momento apenas três parlamentares estão presentes no plenário, são eles: Chico Curvo, Toninho do Glória e Marcos Boró.

Tião da Zaeli irá emitir uma nota oficial explicando os motivos da desistência.

Atualizada às 19h22min - Em entrevista exclusiva ao VG Notícias, o presidente da Câmara de Vereadores, Maninho de Barros, disse que o fato de Tião da Zaeli renunciar, automaticamente, ele (Tião) está aceitando a denúncia de não desincompatibilização protocolada na Casa.

Maninho destacou ainda, que na visão dele, Tião da Zaeli está renunciando do cargo para não cair na lei da ficha limpa, já que com a  extinção de seu mandato, mancharia sua vida política. No entanto, vale destacar que a Lei da Ficha Limpa também pune aqueles que renunciam o cargo, o que de fato, com a renúncia Tião da Zaeli é ficha suja. Veja o que diz a lei: O Governador e o Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal e o Prefeito e o Vice-Prefeito que perderem seus cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente e nos 8 (oito) anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos; k) o Presidente da República, o Governador de Estado e do Distrito Federal, o Prefeito, os membros do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa, das Câmaras Municipais, que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou petição capaz de autorizar a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos 8 (oito) anos subsequentes ao término da legislatura;

Planos do novo prefeito: Maninho disse que pretende primeiramente, quitar a folha de pagamento dos servidores e focar em melhorar a Saúde do município, que hoje, conforme ele, está abandonada e que se quer tem remédio para dor de cabeça.

Novo presidente da Câmara - O novo presidente da Câmara passa a ser o vereador Domingos Sávio (PR).

Ao VG Notícias, Sávio disse que recebeu a notícia da renúncia de Tião com surpresa, pois, segundo ele, ontem (29.10), Tião protocolou sua defesa na Casa e tudo levava a crer, que ele estava seguro que ia continuar no cargo.

Atualizada às 19h30min - Maninho de Barros acaba de chegar à Câmara de Vereadores para ser empossado no cargo de prefeito de Várzea Grande.

Quatro prefeitos – Várzea Grande é a única cidade do Brasil que em quatro anos, teve quatro prefeitos: Murilo Domingos, vereador João Madureira, Tião da Zaeli e por último, vereador Maninho de Barros.

Atualizada às 20h - Em sessão extraordinária, e com a presença da maioria dos vereadores várzea-grandenses, Maninho de Barros é empossado prefeito de Várzea Grande.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760