25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Terça-feira, 02 de Outubro de 2012, 11:47 - A | A

Terça-feira, 02 de Outubro de 2012, 11h:47 - A | A

Debate na rádio Mix: Todos os candidatos comparecem; Ataques pessoais ganharam conta do debate

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

Os candidatos a prefeito de Várzea Grande participaram, em 24 horas, do segundo debate realizado em um programa de rádio, desta vez foi na rádio Mix FM (94.3). Todos os cinco postulantes ao Paço Couto Magalhães estiveram presentes, são eles: Tião da Zaeli (PSD), Lucimar Campos (DEM), Walace Guimarães (PMDB), Edson Ribeiro (PPL) e Milton Dantas (Psol).

O embate contou com seis blocos e teve como mediadores os radialistas Igor Taques Ourives e Jean Estevão. No primeiro bloco, os candidatos responderam a uma única pergunta: Porque você quer ser prefeito de Várzea Grande?

Lucimar disse que é candidata por causa da insatisfação política, e que Várzea Grande deixou de ser a cidade que sua família colaborou para ser, e por isso quer ser prefeita para  curar a Várzea Grande. Edson Ribeiro argumentou que quer ser prefeito para fazer as mudanças políticas que Várzea Grande precisa. Zaeli destacou que quer uma oportunidade de continuar fazendo para a população, dando assim, sequência ao trabalho que ele vem promovendo nesse curto espaço de tempo que está à frente da Prefeitura.  Miltão colocou que é o verdadeiro candidato que representa a mudança na cidade e que vai trabalhar em prol dos mais humildes – o povão.  Walace relatou que conhece a realidade do município, os problemas que a população vem enfrentando, e tem os projetos para promover as mudanças necessárias.

O segundo e terceiro bloco, foi destinado às perguntas dos jornalistas da Folha do Estado e outros veículos de comunicação.  Neste bloco, a candidata Lucimar se defendeu dos ataques que os candidatos adversários vêm promovendo contra os 40 anos que a Família Campos administrou a cidade. Ela voltou a destacar que os dois mandatos do senador Jaime Campos (DEM) tiveram aprovação do povo que o elegeu nos dois processos eleitorais e que o descaso com o município começou há oito anos, após o mandato de Jaime.

Já Milton Dantas, foi questionado sobre o suposto dinheiro oferecido a ele para desistir do processo eleitoral. Em recente entrevista o senhor teria revelado que teria recebido R$ 200 mil para que senhor desistisse de ser candidato a prefeito quem te ofereceu está quantia e por quê?  Miltão confirmou que recebeu a proposta, mas que foram várias propostas financeiras para desistir da candidatura, (no entanto não revelou o nome) mas que não aceitou nenhuma delas e continuou firme em seu projeto de ser prefeito de Várzea Grande.  O candidato ainda respondeu perguntas relacionadas à saúde, no qual ele colocou que irá melhorar atendimento preventivo nas policlínicas para assim, desafogar o Pronto-Socorro Municipal.

Para o candidato a Walace, foi questionado o que ele faria para resolver o problema da segurança pública? E como melhorar a educação na cidade? Sobre segurança, o peemedebista relatou que vai desenvolver um programa social envolvente, promovendo oportunidades para  os jovens , aumentar o efetivo da guarda municipal e buscar parceria com o governo do Estado para coibir a violência. Educação - Ele disse acreditar que o futuro dos jovens está na educação, e por isso o primeiro ato é levar 15 mil crianças para as creches, instalar no município escolas atrativas e escolas de tempo integral, além de valorizar o servidor público da rede de educação.

A pergunta destinada a Zaeli foi sobre porque Várzea Grande se encontra nessa situação de abandono e “caos”. Ele explicou que a cidade está nessa situação crítica por fruto das gestões passadas que passaram pela Prefeitura que não realizaram nenhum tipo de planejamento para o município e lamentou o fato que os dois ex-governadores não viabilizaram políticas de desenvolvimento para Várzea Grande.

Edson Ribeiro respondeu questão sobre a Copa do Mundo no município. De acordo com ele, se eleito vai sentar com representantes de sindicatos e entidades para debater sobre como preparar a cidade para a Copa e aproveitar o evento para trazer e fazer novos investimentos.

Os blocos quarto e quinto foram dedicados para cada candidato formular perguntas aos adversários.  Neste bloco os candidatos voltaram a deixar de lado as propostas e resolveram partir para o ataque pessoal.

Lucimar x Miltão – A candidata Lucimar perguntou para Milton sobre qual seria o seu projeto para a área social. Miltão por sua vez, disse que a cidade tem problemas em todas as áreas, inclusive na parte social e que ninguém nunca fez nada para mudar isso. Lucimar rebateu Miltão e o convidou a conhecer o programa “Sempre Amigas”, porém Miltão disse que seria impossível ele conhecer o tal projeto já que a candidata não é vista nas ruas da cidade há 8 anos e apenas voltou para disputar as eleições deste ano.

Edson x Zaeli – Edson pergunta: Qual é a sua concepção da política? Zaeli disse que a política tem que ser para todos, e respeitar o dinheiro do povo, política do bem estar do povo e sem beneficiar para si ou para um grupo.  Na replica, Edson acusou Tião de pensar somente em grupo, aumentar o patrimônio e demitir servidor público. “O senhor não está focado na administração” disse Edson. Zaeli rebate dizendo que Edson está “exaltado” por conta do corte salarial que ele (Edson) sofreu na prefeitura. “Você Edson, que não comparece e recebe, deveria devolver o dinheiro, o senhor tem que dar exemplo verdadeiro” alfinetou.

Zaeli x Walace – Zaeli pergunta: “Walace os dois problemas mais graves que Várzea Grande possui são a saúde e a segurança pública, o senhor poderia se empenhar mais para o recurso não atrasar e reivindicar com o Governo o mesmo número de policia de Cuiabá em Várzea Grande? Respostas: O senhor não pode querer que Cuiabá tenha uma população maior que Várzea Grande, tenha o mesmo número de efetivo policial, a questão da saúde pública o senhor está colocando na mão do governo uma coisa que não é real, o senhor aumentou a folha de pagamento, o senhor está com falácia, o senhor não resgatou PAC nada, o senhor está tentando enganar a população. Zaeli rebate: O senhor não conhece o que é per capita, olha no dicionário primeiro, e o número de efetivo proporcional da população, R$ 14 milhões está na conta da Prefeitura, vai lá que eu vou mostrar para o senhor. Walace colocou: “O senhor está falando que vai fazer, não fez nada”.

Já no sexto e último bloco, os candidatos tiveram 2 minutos para suas considerações finais. Todos os candidatos agradeceram a oportunidade de debater as propostas e cada um relatou que é o melhor nome para administrar a cidade e que se encontram preparados para trabalhar em prol do povo.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760