25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 26 de Julho de 2012, 11:08 - A | A

Quinta-feira, 26 de Julho de 2012, 11h:08 - A | A

Governo se mobiliza para implantação da Central de Abastecimento em Mato Grosso

Ceasa irá impulsionar produção de alimentos e garantir a comercialização

Sedraf-MT

 

Com o intuito de impulsionar a produção agrícola do Estado e garantir a comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar para o abastecimento da grande Cuiabá, de outros estados e países, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) articula a implantação da Central de Abastecimento/Ceasa em Cuiabá. Na terça-feira (24.07) foi realizada a primeira reunião na Sedraf com representantes dos governos estadual, municipal e iniciativa privada.

De acordo com o projeto, a Central de Abastecimento irá contribuir para o aumento da produção de alimentos produzidos no Estado, de agroindústrias, flores, entre outros produtos que serão vendidos no atacado. O Estado tem como projeto aprovado a pavimentação asfáltica para acesso a todas sedes municipais do Estado, o que irá facilitar o escoamento da produção.

De acordo com o secretário da Sedraf, Carlos Milhomem, a Ceasa de Mato Grosso está sendo projetada nos moldes das Centrais de Abastecimento de Uberlândia/ MG e Maringá/PR. “O Governo através da Sedraf está engajado na implantação da Ceasa. Será um marco no Estado, uma vitrine que garantirá o aumento da produção, produtores motivados, consumidores satisfeitos com alimentos frescos e de qualidade oriundos do nosso Estado. Mato Grosso poderá ainda se transformar em exportador de alimentos para vários estados. Além disso, oportunizará a chance de realizar intercâmbio dos produtos entre Brasil e países vizinhos”, destacou.

PACKING HOUSES – Para apoiar a comercialização dos produtores mato-grossenses, o Governo do Estado irá articular a implantação de packing houses (centrais de embalagens) em cidades polo das regiões produtores de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). Estas cidades polo serão identificadas através de um diagnóstico da capacidade produtiva em cada região do Estado, oque irá definir quais e quantas destas centrais serão fomentadas pelo Governo do Estado, em conjunto com as prefeituras municipais e Cooperativas de Produtores.

IMPLANTAÇÃO CEASA – A construção da Central de Abastecimento está prevista para ser realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), sob a coordenação do Governo do Estado sendo realizada em três etapas: a Prefeitura de Cuiabá fica responsável pelo espaço físico; a construção sob responsabilidade da iniciativa privada e a Administração/Operação através de sistema cooperativo.

ESTRUTURA – A Ceasa contará com 25 hectares. Espaço para comercialização dos produtos prevê serviços de apoio, tais como: hospedagem, alimentação, segurança pública e patrimonial, serviços de saúde, farmácia, serviços postais e bancários, abastecimento de combustíveis, insumos agrícolas, central de embalagens, fiscalização, inspeção e vigilância sanitária e miniatacado.

Participaram da reunião, o secretário Adjunto da Agricultura Familiar da Sedraf, Ediberto Pinto; o superintendente de Desenvolvimento Regional da Sedraf, Baltazar Ulrich; o engenheiro e assessor especial da Sedraf, Paulo Kluge; representando a Prefeitura de Cuiabá, Aparecido Santos Souza; representante da OCB, Mauro Machado Vieira, e representantes da Apetac, Adilson Moraes, Wanderlei Santos e Luciano José.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760