26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Sábado, 30 de Junho de 2012, 08:40 - A | A

Sábado, 30 de Junho de 2012, 08h:40 - A | A

Permanência no Mercosul deve se tornar um tema no Paraguai

A suspensão da participação do Paraguai no Merconsul e discutido pelos países que compõem o bloco

Folha.com

 

Desta vez a fila andou no Mercosul, com relevantes desdobramentos políticos, institucionais e de configuração para o bloco.

O tratamento da situação no Paraguai tornou-se um catalisador com mais capacidade de impacto sobre outros temas do que sobre o próprio desfecho político a ter lugar naquele país.

Os compromissos de que a suspensão da participação do Paraguai não lhe causará danos econômico-comerciais e de que essa mesma suspensão perderá vigência após a escolha democrática de um novo presidente, em abril, simplificariam a superação da crise intrabloco.

Essa aparente simplicidade não impedirá que, nos próximos meses, a continuidade no Mercosul se torne um tema de forte politização no Paraguai --alimentada não só pelas reações nacionalistas que essa suspensão ocasiona, mas por avaliações pragmáticas da classe política local sobre a conveniência de estar exposto a esse tipo de "humilhação".

A esse questionamento se acrescenta o tapa com luvas de pelica recebido com a decisão de aprovar a entrada da Venezuela como membro pleno, uma decisão pendente há vários anos de ratificação por parte do Congresso paraguaio.

Esse "toma lá, dá cá", entretanto, não impede que se analise a decisão de um prisma mais amplo, já que suas consequências não deverão ser triviais para o bloco.

Incorporar um país petroleiro soma atributos ao Mercosul e, ao mesmo tempo, abre portas para a articulação da Venezuela com um mercado ampliado. Mas também se ampliam as responsabilidades dos Estados-membros quanto ao futuro político desse país.

Cabe lembrar que as eleições presidenciais venezuelanas, em um quadro de notável polarização, terão lugar seis meses antes das eleições no Paraguai.

Para o Brasil, que deterá a presidência do Mercosul até dezembro, a fila também andou. A crise paraguaia de fato pavimentou o tom e o lugar que a agenda regional merecerá na política externa do governo Dilma.

Até agora, essa era uma dimensão deixada em segundo plano, ao lado dos temas da governança global e das coalizões com o time emergente.

Foi notória a liderança do país na condução das decisões recentes do Mercosul e no proativismo da Unasul. Essa visibilidade será razão para uma nova onda de críticas e pressões externas e domesticas. Nesse caso, a fila não anda.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760