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Variedades Quinta-feira, 19 de Maio de 2016, 10:37 - A | A

Quinta-feira, 19 de Maio de 2016, 10h:37 - A | A

Parque servirá de campo de estudo para acadêmicos

A área, que possui 19 hectares, com 700 mts de trilha elevada, foi  urbanizada  e transformada em um parque ecológico arborizado

Assessoria Univag

Reaberto no último sábado (16.05), o Parque Ecológico Flor do Ipê, localizado no bairro Residencial Flor do Ipê, na  região do Grande Cristo Rei, em Várzea Grande, além de ser um  novo local para atividade física e lazer para a comunidade, também servirá como campo de estudo para alunos de Engenharia Ambiental, Arquitetura e urbanismo,  Biologia e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), através de uma parceria da Secretaria de  Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável do município.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Kelly Dayana Benedet, a parceria com a prefeitura é muito importante, pois a comunidade acadêmica pode ser inserida em um calendário de aulas práticas no local, por meio do programa de extensão. A estudante do 6º semestre de Engenharia Ambiental, Ana Paula Venâncio disse que ficou admirada com a riqueza da fauna e da flora do Parque.

“Minha turma está fazendo um levantamento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), sobre sequestro de carbono. E também estamos desenvolvendo a catalogação das árvores nativas. Tudo isso incrementa nossa grade curricular”, disse a coordenadora de Engenharia Ambiental.

A área, que possui 19 hectares, com 700 mts de trilha elevada, foi urbanizada e transformada em um parque ecológico arborizado. O local será equipado com aparelhos esportivos, playground infantil e área de lazer. Já os alunos do 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo fizeram um trabalho revitalização do Parque Municipal.

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da instituição realizaram pesquisas de campo com a ideia de traçar o perfil socioeconômico ambiental dos moradores da região, os problemas e potencialidades dos bairros e residenciais em um raio de um quilometro, e o grau de importância dos equipamentos e mobiliários urbanos presentes na proposta.

Na pesquisa, os alunos também estão desenvolvendo um pórtico, academia ao ar livre, sede administrativa com banheiros públicos, pista de caminhada, quadra poliesportiva, mirante, quiosques e três estacionamentos.

Esse trabalho faz parte da disciplina Projeto integrador II, que proporciona uma estratégia de ensino e aprendizagem que tem como objetivo ampliar os conceitos de interdisciplinaridade, em que o aluno deve produzir um projeto de pesquisa para comunidade, que integre os conhecimentos adquiridos nas disciplinas correspondentes do semestre.

Estiveram presentes no evento a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Carmelina Suquerê de Moraes, a coordenadora de Engenharia Ambiental, professora  Kelly Dayana Benedet e os professores orientadores do Projeto de Pesquisa, Cézar Clemente   Santos ,  Diana de Paula, Wilian de Oliveira Rocha , Ana Carla Stiven e Emelinda Maria Freire. 

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