O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) inaugurou nessa terça-feira (30.06), o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. O local abrigará 1008 presos e será a maior unidade em vagas no Estado.
A obra, que consumiu R$ 28,3 milhões entre recursos do Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e contrapartida do Tesouro Estadual, teve início em 2008 e ficou paralisada por quase 10 anos.
“É uma vergonha uma obra iniciada em 2008 e concluída depois de 12 anos. Esperamos que todos os que venham para cá cumpram as penas no rigor da lei, mas que também tenham a oportunidade da ressocialização. Que na solidão da cela, possam refletir sobre o mal causado à sociedade, mas que possam trabalhar e ser reintegrado assim que cumprirem a pena”, comentou Mendes.
Segundo o Governo, a transferência dos presos se dará aos poucos, por conta da pandemia, e eles terão perfil de trabalhadores em cumprimento final da pena.
Há 15 dias, a base do Serviço de Operações Penitenciárias Especiais (SOE) foi transferida para a local. A unidade já funciona com servidores do administrativo e os demais servidores, que são oriundos dos presídios que foram fechadas em Dom Aquino, Poconé e Rosário Oeste, devem se apresentar ainda nesta semana.
Homenagem: A nova unidade homenageia o policial penal Ahmenon Lemos Dantas, que faleceu no dia 15 de maio deste ano, em decorrência de uma parada cardíaca. Ele foi servidor do Sistema Penitenciário por 20 anos, tendo atuado na Cadeia Pública de Alta Floresta e a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May. Sua última lotação foi no corpo da guarda da Penitenciária Central do Estado (PCE). (Com Secom/MT).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).