12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 05 de Julho de 2018, 08:32 - A | A

Quinta-feira, 05 de Julho de 2018, 08h:32 - A | A

Incentivos fiscais expirado

Sem acordo com o Estado, multinacional fecha as portas e demite mais de 100 pessoas em Cuiabá

Adriana Assunção/VG Notícias

Googler Street View

Fabrica Ball

 

A multinacional Ball Corporation (antiga Rexam) localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá, fechou as portas na manhã dessa quarta-feira (04.07) e demitiu mais de 100 funcionários da empresa que atuam na produção de latas de 350 ml.

A Multinacional tinha como um dos principais clientes o Grupo Petrópolis - de Rondonópolis e a empresa Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande.

“Há mais de seis meses eles tentaram negociar, mas hoje demitiram todo mundo. São mais de 100 funcionários, sem falar nos prestadores de serviço”, relatou um dos funcionários que lamentou a situação.

A multinacional estava negociando com Governo do Estado a manutenção dos incentivos fiscais concedidos à empresa, expirado pelo prazo de dez anos, ocorrido em 31 de dezembro de 2016. Os incentivos fiscais foram adquiridos por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) em dezembro de 2006, de acordo com o "Comunicado nº 141/06-Prodeic.

Sobre as razões que levaram a não renovação do incentivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, esclareceu que o empreendimento industrial deixou de cumprir requisitos necessários (pedido tempestivo) para apreciação do pleito, desse modo não restou outra alternativa que o indeferimento do pleito.

A empresa Ball Corporation, por meio de nota enviada ao oticias confirmou o encerramento de suas atividades em Cuiabá, mas garantiu que está tratando cada trabalhador da fábrica com cuidado, transparência e respeito.

“Além dos pagamentos previstos por lei, a empresa também oferecerá a cada funcionário um pacote de remuneração e benefícios estendidos. Cerca de 40% dos funcionários da fábrica de Cuiabá receberam proposta de realocação em outras unidades da Ball no Brasil”, cita trecho da nota.

Segundo a empresa, ao todo 69 funcionários estavam ativos, 29 desses foram desligados e 40 foram aproveitados pela empresa.

Veja a nota sobre fechamento da fábrica em Cuiabá

A Ball Beverage Packing South America decidiu descontinuar as atividades na fábrica de Cuiabá a partir de 4 de julho de 2018. 

A corporação lamenta o anúncio e destaca que a decisão foi tomada após estudos minuciosos, pois trabalhamos para reduzir nossa estrutura de custos a fim de oferecer, de forma eficaz e eficiente, a embalagem mais sustentável na cadeia de fornecimento de bebidas.

A companhia está tratando cada trabalhador da fábrica com cuidado, transparência e respeito. Além dos pagamentos previstos por lei, a empresa também oferecerá a cada funcionário um pacote de remuneração e benefícios estendidos. Cerca de 40% dos funcionários da fábrica de Cuiabá receberam proposta de realocação em outras unidades da Ball no Brasil.

A empresa reitera que a decisão tomada em Cuiabá não afeta sua operação em nenhuma outra localidade. 

Veja a nota da SEDEC

A SEDEC lamentar profundamente o encerramento das atividades da empresa Ball Corporation no estado de Mato Grosso, por entender a atividade industrial como um dos indutores da diversificação e do desenvolvimento econômico do Estado.

Sobre as razões que levaram a não renovação do incentivo, esclarece que o empreendimento industrial deixou de cumprir requisitos necessários (pedido tempestivo) para apreciação do pleito, desse modo não restou outra alternativa que o indeferimento do pedido. Informa ainda, respeitada a legislação vigente, qualquer empreendimento industrial, inclusive a Ball Corporation, poderá requerer o seu enquadramento do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial - PRODEIC, pois cumpridos os requisitos e as condições previstas em lei, o requerimento observará o procedimento de análise e concessão do enquadramento.

Ressalta-se que até a presente data, não houve qualquer solicitação da empresa Ball Corporation para novo enquadramento, motivo pelo qual não houve qualquer análise ou manifestação.

Por fim, a SEDEC reforça o seu compromisso com o desenvolvimento do Estado, e entende que políticas públicas como os incentivos fiscais contribuirão de maneira satisfatória para que isso aconteça.

 

 

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760