O Parque Bernardo Berneck, localizado em Várzea Grande, receberá câmeras de videomonitoramento que possui reconhecimento de placas de veículos, possibilitando que o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP), possa ter acesso às imagens para monitorar as atividades realizadas no local. Além das câmeras, serão instalados equipamentos para fornecer acesso gratuito de Wi-fi aos frequentadores do parque.
Em 2020, o Parque Bernardo Berneck foi reestruturado e, atualmente, configura-se como uma ótima opção de lazer e atividades físicas, sendo frequentado por centenas de pessoas diariamente e no edital de licitação da Prefeitura de Várzea Gande, consta como justificativa que o aumento de público pode despertar interesse de pessoas mal-intencionadas para atos ilícitos no parque.
“As câmeras de segurança irá inibir e intervir aos atos ilícitos contra a integridade física ou o patrimônio dos usuários e colaboradores, bem como, eventualmente, identificar veículos furtados e/ou foragidos da justiça”, cita trecho do documento.
Ao , o frequentador do parque, Bruno Cláudio, disse que realiza atividades físicas com frequência no local e as câmeras trará mais segurança. "Eu acho o parque um pouco pequeno, mas o que carece em espaço total, compensa pelo bom estado de conservação. Eu gosto de vir aqui correr e, para mim, esses investimentos deixarão o local mais seguro para a prática de atividades físicas"
A empresa responsável pela instalação dos equipamentos, Diniz Tecnologia e Soluções ltda., ganhou a licitação e foi contrata por um valor de R$586. 692,38, ela deve instalar 32 câmeras em 19 pontos distintos do parque, sendo 02 pontos de Câmeras de LPR (leitura de placas) na entrada do Parque; 08 pontos no interior do parque, sendo 07 câmeras Speed dome e 11 pontos com 02 câmeras fixas com tecnologia de reconhecimento facial.
Para as instalações, será implantada uma central de monitoramento que inclui servidor de vídeo, sistema de gravação e monitoramento de câmeras, além de duas estações de monitoramento e outros equipamentos necessários.
Os frequentadores do parque ainda terão acesso gratuito a Wi-fi em todas as dependências do parque. Conforme a Prefeitura, na rede de acesso, poderá ser implantada um portal para divulgação de eventos, horário de funcionamento do parque, biblioteca virtual e pesquisas diversas.
Leia também: CRM-MT é contra abertura de novos cursos de medicina no país
A instalação dos equipamentos é uma medida da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).