Várzea Grande tem 44,5 mil eleitores com os títulos cancelados e Cuiabá tem 97,8 mil, o que os impedem de votar nas eleições municipais deste ano. Além disso, em todo o Estado, esse número ultrapassa os 264 mil. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que divulgou levantamento na última sexta-feira (15.05).
De acordo com o diretor geral do TRE, Mauro Diogo, esses eleitores não regularizaram sua situação até o fechamento do cadastro eleitoral, que ocorreu em 6 de maio.
Ele explicou que, apesar da Resolução nº 23.616 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicada em abril deste ano, ter retirado o status de cancelado dos eleitores de 53 municípios municípios do Estado que tiveram seu processo de revisão do eleitorado concluído nos anos de 2019 e 2020, isso não ocorreu com os eleitores de Cuiabá e Várzea Grande, visto que as revisões eleitorais nas duas cidades foram concluídas em março de 2018.
Ainda, segundo ele, mesmo nos 53 municípios contemplados pela resolução do TSE, somente os títulos cancelados por não comparecimento na revisão do eleitorado serão reativados provisóriamente (eles voltam a ficar com status de cancelado após a eleição). Aqueles que tiveram seus títulos cancelados por outro motivo, como o não comparecimento às urnas por três pleitos consecutivos, seguirão com o título cancelado e não poderão votar. (Com TRE/MT)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).