26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019, 15:43 - A | A

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019, 15h:43 - A | A

VEJA VÍDEO

Mãe precisa de cirurgia e filha diz que equipamento de R$ 3 mi está parado em Cuiabá

Izabella Araújo/VG Notícias

Hospital São Benedito

 

A moradora de Cuiabá, Kerle Santana Silva está utilizando as redes sociais para tentar que a mãe, Alice Santana, consiga realizar uma cirurgia de alta complexidade no hospital São Benedito, em Cuiabá.

De acordo com vídeo divulgado por Kerle, há uma máquina de hemodinâmica que custou R$ 3 milhões aos cofres públicos, que salvaria vidas, mas que nunca foi utilizada no hospital.

“Minha mãe teve um AVC em 2016, desde então começou sua luta, já fez 2 cirurgias neurológicas operando 4 aneurismas. Em 2017 descobriu uma Estenose de 95%, uma veia que leva sangue ao cérebro entupida 95%. Essa cirurgia não é liberada pelo SUS aqui em MT devido seu alto custo. Mas se a máquina de hemodinâmica funcionasse, faria a cirurgia da minha mãe e muito mais a tantas pessoas”, contou.

Ainda conforme ela, o equipamento faz exames e cirurgias de alta complexidade, tanto neurológicas, como cardiológicas.

“Com o seu funcionamento pessoas que passam meses na fila esperando para fazer uma angiografia por exemplo, que eu mesma conheci casos no Pronto-Socorro de Cuiabá de internados esperando há mais de 2 meses por esse exame”.

Kerle afirma que já procurou o Ministério Público Estadual (MPE), e a Prefeitura de Cuiabá respondeu ao órgão que sua mãe não precisa dessa cirurgia.

“A Prefeitura respondeu pra eles que minha mãe não precisava dessa cirurgia, depois que ela já tinha operado, disseram que a máquina funciona, mas passaram o nome de outro equipamento que não tem nada a ver”, relata.

A moradora de Cuiabá também conta que gravou sobre o problema para um programa de televisão, contudo, a matéria não foi ao ar. “Existe uma força maior, interesses de que essa Máquina não funcione, pessoas muito influentes na política, donos de hospitais, clínicas que podem deixar de atender e receber do SUS”.

E acrescenta: “Não estão olhando a quantidade de pessoas que estão morrendo por problemas neurológicos e por problemas no coração porque não conseguem atendimento, não conseguem esperar na fila”.

Ela ainda questiona porque tantas vidas estão sendo perdidas e um equipamento tão importante não atende seus pacientes.

“Eu quero saber porque vidas humanas estão sendo perdidas e um equipamento tão importante foi comprado, usa uma sala de um hospital público e não atende seus pacientes. Podendo salvar não somente os mato-grossenses, mas pessoas de Estados vizinhos que procuram atendimento em nossa capital”.
E clama: “Não só pela minha mãe, que tem só 5% de chance, porque se a veia entupir 100%, não faz mais a cirurgia”.

Outro lado: A assessoria do Hospital São Benedito explicou ao oticias que a Unidade de Saúde ainda não possui credenciamento pelo Ministério da Saúde.

“A atual Gestão está tomando providências quanto a habilitação dos procedimentos que exigem a utilização do equipamento, com levantamento e aquisição de insumos”, afirmou em nota.

Ainda conforme a assessoria, o Hospital Geral é o único habilitado para procedimentos de hemodinâmica, e após o credenciamento, o serviço será realizado no Hospital São Benedito, seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760