26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 13 de Dezembro de 2015, 11:04 - A | A

Domingo, 13 de Dezembro de 2015, 11h:04 - A | A

Crueldade

Índios da etnia Enawenê Nawê entregam corpos dos jovens desaparecidos

A população de Juína está revoltada com os índios

VG Notícias com informações Juína NEWS

Os corpos dos amigos Genes Moreira dos Santos Júnior, 24 anos, e Marciano Cardoso Mendes, 25, ambos moradores do bairro São José Operário município de Juína (730 km de Cuiabá), foram entregues na tarde desse sábado (12.12) as autoridades policiais. Os jovens estavam desaparecidos desde quarta-feira (09.12), onde foram sequestrados e mortos.

Depois de prestarem depoimentos a Polícia Federal, os indígenas se comprometeram a entregar os corpos dos rapazes até ao meio dia de sábado. Por volta das 11horas, o líder indígena Dodoay entrou em contato por telefone informando que havia encontrado os rapazes mortos e que a polícia poderia buscá-los.

Um comboio foi formado e um forte aparato de segurança saiu de Juína com destino ao local onde estariam os índios e os corpos na BR-174 sentido Juína/Vilhena para realizar o translado.

Além da Polícia Federal, estiveram no comboio, Policiais Militares da Força Tática, Policiais do Serviço de Inteligência da PM, Polícia Judiciária Civil, Politec, uma viatura da Funerária e imprensa local.

Os corpos dos rapazes estavam enrolados em uma lona preta e foi permitido apenas a aproximação da Polícia Federal, Politec e Funerária.

Depois de entregues, todos retornaram para o município de Juína e os policiais decidiram utilizar outro caminho devido à manifestação de familiares e amigos que acontecia na entrada da cidade, onde foram obstruídas a BR-174 e MT-170.

Apesar dos índios terem negado o assassinato dos jovens, há uma testemunha ocular do crime, um funcionário da Funai que deverá prestar depoimentos a PF.

Em entrevista, o delegado da Polícia Federal, Hércules Ferreira Sodré, que está à frente das investigações, informou que pelo menos dois índios já foram identificados como autor do duplo assassinato e que nos próximos dias após a conclusão do inquérito policial irá representar pela prisão preventiva dos autores.

Ele ainda confirmou que realmente um funcionário da Funai presenciou a morte de um dos jovens que foi morto a tiros no meio da BR. O delegado acredita que a outra vítima pode ter sido morta com objeto contundente, possivelmente pauladas, mas somente o médico legista poderá confirmar essa informação.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Juína (IML) para realização do exame de necropsia, e após será liberado para os familiares, onde serão velados juntos no Ginásio Municipal da cidade.

O clima em Juína é de muita comoção e revolta.

Entenda o caso - Na manhã da última quarta-feira (09.12), segundo informações, dois jovens que estavam em uma camionete F-1000 acabaram efetuando disparos de arma de fogo contra o pedágio dos índios da etnia Enawene Nawe, na BR-174, trecho que liga Juína/Vilhena-RO.

Após disparar contra as placas de pedágio eles fugiram, mas foram alcançados e presos pelos índios, onde foram desarmados e levados para a aldeia.

Os indígenas estavam muitos nervosos e alterados pela atitude dos homens e só libertariam se a Polícia Federal fosse resgatá-los. No entanto, agiram com as prórpias mãos matando os dois rapazes.


 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760