20 de Julho de 2025
20 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
20 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 07 de Outubro de 2023, 11:54 - A | A

Sábado, 07 de Outubro de 2023, 11h:54 - A | A

Nota oficial 

CRM-MT é contra abertura de novos cursos de medicina no país

Segundo o CRM-MT, a quantidade de escolas existentes hoje é mais suficiente para suprir a falta em lugares remotos

Adriana Assunção/VGN

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) emitiu nota neste sábado (07.10) contra o edital para abertura de 5.700 novas vagas de cursos privados de medicina lançado pelo Governo Federal.

O edital para a abertura de novos cursos foi anunciado na quarta-feira (04) para ampliar o número de profissionais em atividade no Brasil. Segundo o CRM-MT, a decisão do Governo Federal passa à população uma equivocada ideia de que aumentando de forma absurda o número de egressos dos cursos de medicina garantirá uma boa e segura assistência médica a população brasileira.

“A insistência na simplificação do problema da desassistência no Brasil atribuindo-o a uma suposta falta de médicos, não se sustenta. Atualmente, o Brasil possui 389 escolas de medicina em funcionamento, que juntas formam mais de 30 mil profissionais por ano, até 2035, o país terá cerca de 1 milhão de médicos em atividade. Levar cursos de medicina para locais que faltam médicos não garantirá a qualidade de ensino ou a permanência desses profissionais ali”, cita trecho da nota.

Em âmbito nacional, o Governo Federal tem como meta alcançar a taxa de 3.3 médicos a cada mil habitantes, atualmente, o país tem 2,5 médicos por mil habitantes. O índice de 3.3 médicos a cada mil habitantes é recomendado pela OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Porém, segundo o CRM-MT, a quantidade de escolas existentes hoje é mais suficiente para suprir a falta em lugares remotos, elas precisam ser avaliadas e as que não oferecerem estruturas adequadas, devem ser fechadas. O que falta é valorizar a interiorização, ou seja, remunerar quem decide trabalhar nesses lugares, incentivar planos de cargos e carreiras.

O CRM-MT alerta que a falta de critérios na abertura de novas escolas por parte das autoridades responsáveis irá contribuir para a deterioração da ciência médica e a má formação de médicos. “E, por consequência, coloca em risco a saúde da população.”

Leia também: Grávida, mulher acusada de mandar matar ex-namorado é presa em VG

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760