26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 13 de Fevereiro de 2016, 11:13 - A | A

Sábado, 13 de Fevereiro de 2016, 11h:13 - A | A

"Zika zero"

Com apoio do Exército, Lucimar Campos declara "guerra" contra mosquito Aedes aegypti em VG; Veja vídeo

Prefeita lançou nesta sábado em VG campanha de mobilização nacional contra o Aedes aegypti

Edina Araújo / VG Notícias

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), lançou no município, a campanha de mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. O lançamento da campanha foi na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ponte Nova, na manhã deste sábado (13.02).

Lucimar Campos disse que não é apenas o Poder Público que tem que fazer a parte dele, mas toda sociedade deve se conscientizar e participar desta “guerra” contra o mosquito.

“Precisamos combater o mosquito porque estamos em uma guerra e temos que sair vencedores. Por isso, não podemos ficar fechados apenas em gabinetes enquanto o mosquito age. Temos que ir para as ruas, aos bairros, enfim, conscientizar a população da importância de unirmos”, disse Lucimar Campos aos militares do Exército que participam da campanha.

De acordo com o tenente-coronel, Ronaldo Soares, comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Construção de Cuiabá (9º BEC) são 180 militares do Exército e 31 da Aeronáutica participando da mobilização, que terá três fases, conforme documento assinado pelo comandante Avelar, da Brigada ao qual o 9º Bec é subordinado.

"Neste sábado é dia da conscientização nacional. Na próxima semana de 15 a 19, e por último nas escolas fazendo trabalho de conscientização de mentes e corações para combater este epidemia. Estamos imbuídos, sobremaneira, contra esta epidemia, que é apenas o começo, sabemos que todos os atores envolvidos tem um papel muito importante contra esta guerra que será vencida”, destacou o tenente-coronel Soares.

Já o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo, explicou que o Plano de Ações Emergenciais ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypit será de 90 dias de atividades intensas e ininterruptas divididas em quatro etapas com visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, limpeza e retirada dos bolsões de lixo e de terrenos baldios.

“Cada etapa terá uma duração média de 15 dias em cada região. Encerrado esse período a equipe de trabalho estará retornado aos locais visitados para inspecionar se os bolsões retirados não surgirão novos. O objetivo é que a população não utilize de locais públicos para jogar o lixo domiciliar e ficar atenta aos dias estipulados em que é feita a coleta do lixo”, ressaltou Cassius Clay.

Além das visitas dos agentes comunitários de Várzea Grande, do Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e os servidores das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Obras, Drones serão usados na "guerra" contra o Aedes aegypti.

 

Vídeo Geraldo Araújo

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760