19 de Julho de 2025
19 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
19 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 16:51 - A | A

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 16h:51 - A | A

Brigada Municipal Mista

Com 396 atendimentos em 2022, projeto PREVQueimadas busca diminuir focos de incêndio em VG

A parceria para combate a incêndios urbanos foi firmada por meio do Termo de Cooperação 81/2023, que estabelece a continuidade da Brigada Municipal Mista

Adriana Assunção/VGN

O projeto PREVQueimadas será intensificado em Várzea Grande no período de estiagem e para combate a incêndios urbanos. A ação busca diminuir focos de incêndio em 2023. Isso porque, em 2022, 396 ocorrências foram atendidas pela unidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Várzea Grande, destas 31 são relacionadas a incêndios em lixo e entulhos, e, 365 ocorrências (a maioria) dizem respeito a incêndios em áreas de vegetação, prejudicando a natureza e a qualidade do ar.

Segundo a Prefeitura, o PREVQueimadas é uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande, Governo do Estado de Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) por meio do Termo de Cooperação 81/2023, que estabelece a continuidade da Brigada Municipal Mista. O principal objetivo do projeto é reduzir focos de incêndio em comparação com o ano anterior.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, alertou para os cuidados com o descarte adequado de lixo e entulhos e externou como acontecerá a colaboração do município.

"A parceria fortalece nossas ações preventivas e de orientação, tornando-as mais efetivas e abrangentes por isso disponibilizamos dois veículos, caminhão pipa e motoristas que no período de 15 de junho a 15 de outubro ficam à disposição da corporação. Esses homens também recebem treinamento adequado e equipamentos de segurança", afirmou o secretário Carvalho.

Já o tenente-coronel Rafael Marcondes, comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, destacou os investimentos do Estadual em equipamentos, treinamentos. Porém, acredita que a quantidade de ocorrências em 2023 deve se manter semelhante ao do ano passado.

"Quando aumentamos a capacidade de resposta, ou seja, temos mais viaturas e homens, acabamos atendendo demandas reprimidas, então esses números não devem reduzir tanto. É lógico que sempre esperamos que os números de focos de incêndio diminuam, por isso este ano estamos intensificando as atividades preventivas e de orientações buscando a conscientização da sociedade", afirmou o tenente-coronel.

Leia também: Avallone defende registro estadual para acabar com falsas carteirinhas de pescadores; "auxílio será para quem merece"

Com informações da Secom/VG

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760