22 de Maio de 2024
22 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 22 de Agosto de 2023, 16:10 - A | A

Terça-feira, 22 de Agosto de 2023, 16h:10 - A | A

centro de pesquisa

Botelho garante reformulação de laboratórios de pesquisas da Empaer

As autoridades visitaram o local para entender e fortalecer a base da agricultura familiar mato-grossense

Giovanna Bitencourt/VGN

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), esteve com o vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), na manhã desta terça-feira (22.08), no Centro de Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnológica da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Várzea Grande.

As autoridades visitaram os laboratórios de pesquisas da unidade, de análise de solo e fitopatologia, e se comprometeram em reformular o local, para otimizar a produção de mudas e promover a adoção de técnicas mais eficientes e sustentáveis, para, assim, funcionar e produzir resultados.

Na visita, conforme Botelho, foi para fortalecer a base agrícola da Agricultura Familiar, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável da economia da Baixada Cuiabana. 

O vice-governador, Otaviano Pivetta, disse que duas unidades de campo experimentais estão sendo desenvolvidas nos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Acorizal para trabalhar com a cultura e cultivo de banana e mandioca.

Pivetta destacou que a intenção é envolver os produtores da região, em conjunto com a Empaer que dará assistência, financiando e doando mudas para estimular o cultivo e difundir para os produtores da região.

Além disso, ficou decidido iniciar uma produção de mudas em escala, para contribuir com a economia e gerar lucro social no local.

Já, conforme o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, além das unidades nos municípios citados acima, também está sendo desenvolvido uma unidade em Aripuanã (a 947 km de Cuiabá) para ampliar e nutrir cada vez mais a agricultura familiar mato-grossense.

“As unidades em Acorizal e Livramento são muito importantes para a cultura da mandioca e da banana, que é onde mais tem produção aqui na região da Baixada Cuiabana. Também estamos desenvolvendo uma unidade focada no cultivo da banana em Aripuanã, que é mais longe de Cuiabá. Isso é muito importante para o Estado e para o desenvolvimento da agricultura familiar”. 

Leia mais - Procon/MT já recebeu 164 denúncias contra 123 milhas e número deve aumentar com suspensão de ofertas

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760