25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 26 de Junho de 2018, 09:48 - A | A

Terça-feira, 26 de Junho de 2018, 09h:48 - A | A

Dia Nacional do Diabetes

AMAD alerta importância da prevenção contra Diabetes no dia nacional de combate à doença

Redação/VG Notícias

Assessoria

amad

 

A Associação Mato-Grossense de Atenção ao Diabético - AMAD/MT -, enfatiza sobre a importância e formas da prevenção à doença, no dia 26 de junho, data em que comemora o Dia Nacional do Diabetes. Em Mato Grosso, a doença atinge cerca de 186 mil pessoas, entre adultos e crianças.

O diabetes é uma doença crônica, sendo os sintomas físicos mais comuns dessa patologia a fome excessiva associada à perda de peso, muita sede, vontade de urinar, dores nas pernas e má circulação.

A AMAD tornou se aliada na “luta” contra a doença no período de 2008 a 2012, onde foram responsáveis por mais de 12 mil internações em todo território mato-grossense, conforme dados do Sistema de Internações Hospitalar do SUS (SIH/SUS).

Fundada com o desafio de minimizar o sofrimento das pessoas que convivem com o diabetes e com a falta de apoio, a exemplo da constante falta de insulina na Farmácia de Alto Custo, em Cuiabá, a entidade tem à sua frente Andréia Kruger, mãe de Max David, 07 anos, diagnosticado com o diabetes tipo 1 desde os dois anos. Com sede na Capital, a associação está fazendo o levantamento quantitativo de diabéticos e oferecerá orientações jurídicas e de saúde. 

Em todo país, a doença atinge 16 milhões de indivíduos. Nesse universo, cerca de 1 milhão de pacientes desenvolverão úlceras e 200 mil precisarão passar por amputações, das quais cerca de 40 mil levam o indivíduo a óbito. Porém, metade dos portadores não sabe que tem o problema.

O risco de uma pessoa com diabetes sofrer uma amputação é 25 vezes maior do que o de um indivíduo sem a doença, sendo que cerca de 10% dos pacientes, podem sofrer amputação de membros inferiores, causados pelo pé diabético (infecção, ulceração ou qualquer tipo de destruição dos tecidos dos pés).

Entre as complicações microvasculares da doença estão os danos nos nervos, que podem levar à diminuição da sensação de dor e agravar feridas existentes nos pés, nos rins e nos olhos, que podem evoluir para insuficiência renal e cegueira, respectivamente.

A doença - O diabetes do tipo 1 surge no início da vida ou na fase adulta, apesar de haver casos descobertos em pessoas de idade avançada. Sua característica principal é a incapacidade total do pâncreas de produzir insulina, levando o paciente a precisar tomá-la diariamente de forma injetável.

Já o tipo 2 é o mais comum e geralmente se manifesta em idades mais avançadas. Na maioria das vezes, o pâncreas ainda produz a insulina, mas não o suficiente para garantir as funções regulares. Assim o paciente tem de usar medicamentos, que desempenharão as funções que o órgão já não realiza sozinho. A partir do diagnóstico da doença, a pessoa deve controlar a glicemia, já que hiperglicemia, ou seja, altas taxas de açúcar no sangue, pode causar sérios danos à saúde do diabético.

A mudança do estilo de vida é primordial para prevenir e regular a doença. Cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos e disciplina devem se tornar hábitos, sobretudo, para quem tem tendência, mesmo que genética, a ter a doença. (Com informações assessoria AMAD-MT)

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760