Estão suspensas as visitas presenciais aos presos custodiados nas Penitenciárias Federais. A suspensão consta em Portaria conjunta do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e da Defensoria Pública-Geral da União (DPGU), publicada na edição de hoje (25.03) do Diário Oficial da União.
Conforme portaria, ficam mantidas as visitas virtuais, por intermédio da Defensoria Pública da União.
Leia também: Congresso aumenta para 18 números de vice-líderes do Governo
Já os atendimentos presenciais de advogados nas Penitenciárias Federais continuam limitados a quatro agendamentos por dia e com duração de 30 minutos, sem prejuízo dos casos urgentes.
A portaria considerou o agravamento da pandemia em razão das novas variantes do coronavírus, mais contagiosas e letais, bem como que os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal, onde se localizam as Penitenciárias Federais, encontram-se com reclassificação de fases e implementação de medidas de restrição para combater a pandemia da Covid-19.
O DEPEN e a DPGU citam que a situação é excepcional e crítica, e demanda medidas relevantes para evitar a propagação da contaminação nas Penitenciárias Federais, e que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção e controle de riscos, danos e agravos à saúde dos servidores, prestadores de serviço, colaboradores, autoridades e presos a fim de evitar a disseminação da doença no âmbito das Penitenciárias Federais.
As atividades presenciais de educação, de trabalho e de assistência religiosa nas Penitenciárias Federais também permanecem suspensas.
As Penitenciárias Federais deverão observar o Procedimento Operacional Padrão de Medidas de Controle e Prevenção do Novo Coronavírus do Sistema Penitenciário Federal, de modo a reforçar a frequência da higienização dos locais destinados aos atendimentos dos advogados e às visitas virtuais, bem como o uso obrigatório de máscara.
Devem ser mantidas as providências necessárias para o máximo isolamento dos presos maiores de 60 anos ou com doenças crônicas durante as movimentações internas nos Estabelecimentos Prisionais Federais.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).