08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Domingo, 30 de Janeiro de 2022, 21:32 - A | A

Domingo, 30 de Janeiro de 2022, 21h:32 - A | A

Sonia Mazetto*

Terapia para todos

por Sonia Mazetto*

Estamos em uma época em que a população anseia por suprir necessidades emocionais, físicas, patológicas e isso faz com que a busca por terapias seja cada vez mais frequente. Porém, infelizmente, há muito desconhecimento quando abordamos a amplitude dessa área.

Quando falamos em terapia, muitas pessoas pensam apenas em homeopatia, ioga ou reiki. O que muitos não sabem é que hoje esse universo compreende 29 práticas integrativas e complementares, que recentemente tornaram-se disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre as práticas consolidadas encontram-se a ozonoterapia, a dança circular, a aromaterapia, a acupuntura, a quiropraxia, a reflexoterapia, dentre outros nomes. Alguns mais conhecidos, outros nem tanto, mas todos com o mesmo propósito: a melhoria do bem-estar do paciente com técnicas naturais capazes de promover a conexão entre o corpo e a mente e tornar indivíduos mais saudáveis.

Como profissional da saúde, busquei conhecer essas práticas terapêuticas para compreender e ajudar nos mais diversos traumas. Dentre os conhecimentos que adquiri estão as formações em cone hindu, plantas medicinais e aromaterapia, ferramentas que complementam a minha primeira formação que é a fonoaudiologia.

Muitas vezes, uma dificuldade como falar em público não está relacionada apenas à falta de projeção vocal. Ela pode ser provocada por traumas e baixa autoestima, questões que podem ser resolvidas com interferências de outras práticas terapêuticas, que são integrativas e complementares como o próprio nome já diz.

No Sindicato dos Terapeutas do Estado de Mato Grosso (Sinter-MT), instituição na qual sigo para a segunda gestão como presidente, nos empenhamos para levar conhecimento sobre as práticas terapêuticas para toda uma sociedade sedenta por ajuda.

Uma das nossas principais frentes de trabalho é auxiliar gestores públicos a implementarem as práticas integrativas complementares nas unidades de saúde públicas de seus municípios. Assim como a lei estadual nº 9.567/2011 criou o Programa de Terapia Natural e deu suporte aos profissionais que atuam na área, a implantação das práticas integrativas nos municípios trará benefícios à população e à atividade profissional.

Representando os 230 terapeutas sindicalizados e igualmente os não sindicalizados, a nova diretoria do Sinter-MT tomou posse neste mês de janeiro e trouxe consigo vários projetos para que as terapias tenham um espaço cada vez maior.

Buscaremos fortalecer uma medicina que, dizem alternativa e, é totalmente indispensável e necessária.

*Sonia Mazetto é presidente do Sindicato dos Terapeutas de Mato Grosso (Sinter-MT) triênio 2022/2024

Diga NÃO as queimadas! Clique AQUI 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760