25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quarta-feira, 25 de Novembro de 2015, 14:00 - A | A

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2015, 14h:00 - A | A

Vacância

Vereador de VG tem R$ 4 mil descontados do salário por sair de licença e deixar cargo vago

Para Calistro, o desconto é uma forma de moralizar o Legislativo e fazer com que os vereadores compareçam as sessões da Casa.

Rojane Marta/VG Notícias

O vereador por Várzea Grande, Maninho de Barros (PSD), teve descontado de seu salário mais de R$ 4 mil, por sair de licença e deixar o cargo vago, ou seja, sem alguém para lhe substituir. A determinação do desconto foi do presidente da Casa, vereador Jânio Calistro (PMDB).

Em setembro, Maninho requereu pedido de licença da Câmara municipal por três meses – de 10 de setembro a 22 de dezembro de 2015, por motivos particulares. Porém, os suplentes do vereador não quiseram assumir a vaga e o cargo ficou vago por 12 dias, sem nenhum representante para ocupar a cadeira no Legislativo. Passado os 12 dias, Maninho conseguiu convencer o terceiro suplente, Antônio Cardoso, a assumir o cargo em seu lugar.

Porém, como Maninho ficou sem representante e sem comparecer as sessões da Casa, o presidente mandou descontar os dias faltosos do vereador de seu subsídio.

De acordo com Calistro, ele seguiu as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determina o desconto no subsídio do vereador que faltar sessões sem justificativa.

Segundo o presidente, entende-se por falta justificada aquelas em que o vereador faltoso apresenta atestado médico ou qualquer outro documento que comprove a importância de ter faltado à sessão.

Para Calistro, o desconto é uma forma de moralizar o Legislativo e fazer com que os vereadores compareçam as sessões da Casa. “Nós reunimos apenas uma vez na semana, às quartas, então, devemos ter esse comprometimento com a população e com a Casa de Leis. Precisamos moralizar o Legislativo, até porque, tem projetos importantes para serem votados e necessitam de quórum” destacou.

Além de Maninho outros vereadores faltaram às sessões ao longo do mês de outubro, porém, estes não tiveram o desconto em folha, pois, justificaram as faltas.

Outro lado – A reportagem do VG Notícias ligou no celular do vereador Maninho de Barros, mas ele não atendeu as ligações e não retornou até o fechamento da matéria.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760