26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015, 11:53 - A | A

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015, 11h:53 - A | A

Manifestação

Sintep/VG ameaça nova greve; Educação afirma que acordo está no prazo

Profissionais da educação de VG protestam em frente à Prefeitura

Lucione Nazareth/VG Notícias

Os professores de Várzea Grande realizaram na manhã desta quinta-feira (22.10) ato em frente à Prefeitura cobrando agilidade por parte do Poder Executivo municipal no cumprimento do acordo firmado com a categoria realizado no mês agosto.

Em entrevista ao VG Notícias, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), Gilmar Soares, disse que até o momento não houve avanço nos encaminhamentos decorrentes do acordado para a suspensão da greve em 18 de agosto de 2015.

Gilmar relatou que até a secretária municipal de Educação, Zilda Leite, ainda não publicou as Portarias para composições das comissões específicas e início dos trabalhos; não apresentou proposta referente a reestruturação da Carreira de imediato para corrigir erros brutais como: não assegurar 1/3 de horas atividades aos professores interinos e efetivos, valorização do Profuncionário.

O presidente apontou ainda que não foram apresentados estudos por parte da Prefeitura sobre as diferenças salariais (atualização do piso nos anos anteriores e do enquadramento e forma de pagamento), a realização de concurso público imediato para todos os cargos de carreira, agilidade nas reformas das escolas municipais.

“Tem escolas que estão há mais de três anos fechadas para reformas e até hoje não foi feito nada. O Poder Público colocou essas crianças em salas de aula pequenas, sem ventilação. Além disso, elas estão sendo transportadas para as escolas em ônibus em péssimos estado de conservação, trazendo risco para os estudantes”, relatou Gilmar.

Ainda segundo ele, caso a administração municipal não cumpre com todos os pontos acordados e com as reivindicações da categoria, os profissionais podem voltar a paralisar as atividade e assim atrasar o iniciou do ano letivo de 2016 previsto para iniciar em fevereiro.

Outro Lado - A superintendente de Gestão Escolar, Maria José, em entrevista ao VG Notícias afirmou que já foi publicada as Portarias para composições das comissões específicas, que irá tratar de grande parte das reivindicações cobradas pelos profissionais da educação.

“As portarias já foram publicadas e encaminhadas para o Sindicado dos Professores do município. Além disso, estamos dentro do prazo estabelecido pelo termo de mediação assinado no Tribunal de Justiça que foi de 180 dias, assinado em agosto, para cumprir todos os pontos acordados”, declarou a superintendente.

Sobre o concurso público, Maria José disse que será publicado até o fim deste mês o edital do certame que irá contratar servidores para ocupar cargos na Educação, como professores.

Já sobre as reformas nas escolas, ela explicou que no próximo dia 26 será lançado o processo licitatório que irá contratar construtora para realizar reforma nas unidades educacionais.

“Quanto o transporte escolar quero dizer que quando assumimos pegamos ônibus todo sucateado, e já consertamos quase todos. Além disso, recebemos um ônibus novinho da Secretaria de Estado de Educação. Diante do passado, o transporte escolar hoje está de excelente qualidade” finalizou Maria José.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760