26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015, 15:16 - A | A

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015, 15h:16 - A | A

Jardim Eldorado

Moradores acusam Ferrinho de “manipular” eleição para presidente de bairro; Câmara de VG rejeita

Conforme a denúncia, no bairro Jardim Eldorado apenas um candidato lançou chapa para disputar a presidência

Lucione Nazareth/VG Notícias

Moradores do bairro Jardim Eldorado em Várzea Grande protocolaram denúncia na Câmara Municipal contra o vereador e presidente da União Várzea-grandense das Associações de Bairros (UNIVAB), Claido Celestino – popular Ferrinho (PROS). Eles acusam Ferrinho de “manipular” a eleição para escolha do presidente do bairro realizado no início do mês.

Conforme a denúncia, no bairro Jardim Eldorado apenas um candidato lançou chapa para disputar a presidência, encabeçada por Raimundo de Oliveira, que segundo os moradores, no fim do processo eleitoral foi reconduzido ao cargo de forma ilegal sem respeitar os ritos legais de uma eleição direta.

Ainda, segundo a denúncia dos moradores a UNIVAB deveria ter enviado para o bairro cédulas de votação com os dizeres “Sim” ou “Não” para saber se eles apoiavam a reeleição de Raimundo, já que estaria concorrendo em chapa única.

No entanto, conforme a denúncia, de forma “arbitraria” o presidente da entidade Ferrinho, foi até o local e de portas fechadas empossou Raimundo sem antes conversar com os moradores sobre o processo eleitoral.

“Pedimos providências legais sobre atitude e arbitrariedade do senhor Claido Celestino Batista, Ferrinho, sobre a posse para presidente do bairro citado acima, pois, o mesmo empossou o senhor Raimundo, conhecido como Júnior, sem ter passado pelos trâmites legais no processo de eleição direta. Com portas trancadas empossou o atual presidente para o mandato de mais quatro anos. No entanto, o vereador se recusou a situação colocada pelos moradores e um ato público com mais de 100 pessoas nas ruas agindo com total desrespeito”, diz trecho do comunicado enviado a Câmara e com cópia para o Ministério Público.

Importante destacar que essa não é a primeira denúncia contra Ferrinho por conta de irregularidades na eleição de escolha de presidente de bairro. A reportagem do VG Notícias veiculou uma denúncia dos moradores do bairro Água Vermelha, por possível ocorrência de fraude no processo eleitoral. Clique e confira matéria relacionada.

Porém, a denúncia não foi acatada pela Câmara. Em sessão dessa quarta-feira (12.08), por 11 votos contrários, quatro abstenções e apenas dois favoráveis, os vereadores arquivaram a denúncia contra Ferrinho.

Outro Lado – De acordo com assessoria da Câmara Municipal, o vereador Ferrinho alega em sua defesa que todas as denúncias devem ser protocoladas junto a Comissão Eleitoral da Univab, que é o real responsável pela condução dos trabalhos em todos os bairros.

O parlamentar também destacou que a UNIVAB é subordinada a Federação Mato-grossense de Bairros (FEMAB) e a Confederação Nacional das Associações de Moradores,  e por isso tem legitimidade para realizar o pleito.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760