14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 08 de Setembro de 2015, 11:32 - A | A

Terça-feira, 08 de Setembro de 2015, 11h:32 - A | A

Várzea Grande

Efeito tempestade em VG: Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 70 chamadas

A maioria delas de destelhamentos de casas, desabamentos de estruturas metálicas e quedas de árvores.

Secom/VG

A tempestade em Várzea Grande foi marcada por fortes rajadas de ventos concentradas em um curto intervalo de tempo, por volta das 15h, mas o suficiente para deixar vários bairros sem energia, casas e comércios danificados pela ação dos ventos. Os trabalhos de recuperação deram início na tarde de ontem (07.09), atravessaram a noite e seguem hoje (8) em parceria com o Corpo de Bombeiros e as equipes de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. A prefeita Lucimar Campos (DEM) percorreu a cidade e foi ao Pronto-Socorro para conferir os problemas que a intempérie causou.

Do Pronto-Socorro Municipal, a prefeita acompanhou de perto os desdobramentos da tempestade de ventos. No local ela mobilizou equipes da prefeitura para as providências imediatas para minimizar os impactos nos atendimentos à população. Em um esforço coletivo, a prefeita acionou à concessionária de energia, equipes da secretaria de Serviços Públicos para tomadas de providências no atendimento à cidade.

Sem energia, o gerador foi acionado e em nenhum momento os atendimentos das UTI’s e das Urgências e Emergências foram suspensos. Na hora da tempestade cerca de 30 a 40 pessoas que estavam dentro da unidade foram atendidas, mas nenhum caso relacionado à intempérie.

Ainda durante a queda de energia, equipes do Samu foram acionadas por meio da Regulação Municipal, para na necessidade, encaminhar pacientes ao Pronto-Socorro de Cuiabá, porém, não houve registro de vítima relacionada a tempestade. O secretário de Saúde, Cassius Clay e a diretoria do Pronto-Socorro acompanharam todo desdobramento das ações de emergências para retomada do pleno funcionamento da unidade que se deu por volta das 20h de ontem (7). O gerador ficou acionado por cerca de três horas.

Nesse intervalo sob a tempestade de ventos o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 70 chamadas da população, a maioria delas de destelhamentos de casas, desabamentos de estruturas metálicas e quedas de árvores. Alguns empreendimentos comerciais localizados na região central da cidade sofreram maiores danos e tiveram sua estrutura abalada e foram interditados pelos órgãos competentes.

Atendimento serviços públicos: Dezesseis equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana estão desde ontem se revezando e fazendo os reparos emergenciais como podas de árvores, retiradas de entulhos para liberação das vias públicas atingidas. De acordo com o titular da Pasta, Breno Gomes, sete regiões sofreram maiores danos com a tempestade de ventos, entre eles, Ipase, Vila Arthur, avenida Alzira Santana, avenida Castelo Branco, Centro-Sul e Jardins Paula I e II.

“Nas localidades onde a concessionária de energia restaurou os cabos rompidos as equipes da Secretaria estão atuando na limpeza de forma segura, sem o perigo de descargas elétricas. As equipes vão estar nas ruas até a finalização de todos os atendimentos necessários”, explica o secretário Breno Gomes.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Helen Farias Ferreira, explicou que a Defesa Civil do Estado foi acionada e que ainda hoje estarão em conjunto percorrendo todas as regiões impactadas pela intempérie.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760