26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016, 09:36 - A | A

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016, 09h:36 - A | A

obras do pac

Bairros de VG recebem obras de infraestrutura, e não correm mais risco de alagamentos, diz Prefeitura

Redação VG Notícias

Os bairros Frutal de Minas, Parque São João e Jardim Ikaray, localizados em Várzea Grande, estão recebendo obras drenagem de pavimentação e não correndo mais risco de alagamentos e nem mais ameaçando com enxurradas. A informação é do assessor especial da prefeitura de Várzea Grande para assuntos do PAC, Manoel Tereza.

Tereza esteve nessa terça-feira (20.12) visitando as obras, que estão vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras foram iniciadas recentemente, em outubro e nesses locais o serviço de drenagem e a infraestrutura necessárias já foram realizadas.

O PAC prevê obras de drenagem, saneamento básico, pavimentação e sinalização. A primeira fase do PAC foi lançada na região do Grande Parque do Lago beneficiando os o Parque São João, cujas obras já estão com 50% concluídas, etapa de implantação de sarjetas.

“Todos os bairros que estão nesse pacote estão sendo concluídos. As ruas que são iniciadas são finalizadas. Nada fica pela metade”, frisa o assessor. Integram o PAC Parque do Lago, os bairros Parque São João, Jardim das Oliveiras, Altos do Boa Vista e Dom Diego, orçadas em R$ 10,5 milhões, totalizando 16 quilômetros de asfalto entre ruas e avenidas dos bairros contemplados pelo projeto.

O Frutal de Minas e o Jardim Ikaray, comunidades que integram a 2ª fase de execuções do PAC no Município estão em plena execução. Como explica Manoel Tereza, no Frutal de Minas, por ter relevo em declive, as recorrentes chuvas abriam crateras nas ruas.

“O local era ainda prejudicado pela existência de um córrego, que tornava a região ainda mais vulnerável aos alagamentos. De outubro para cá, mesmo com o início antecipado das chuvas, já concluímos os trabalhos em quatro ruas, que eram justamente as mais críticas no ponto final das ruas o que provocava o alagamento. Os trabalhos foram concluídos e há a correta drenagem pluvial”. Manoel explica ainda que essas quatro ruas já estão asfaltadas e na fase de instalação de sarjetas e sinalização. “Para se chegar à pavimentação, o Município em parceria com o governo federal, via PAC, realizou etapas preliminares como a drenagem das vias, a implantação da rede de esgoto e as ligações domiciliares, para que então viesse a última etapa que é o asfaltamento”, explicou o assessor especial da prefeitura de Várzea Grande para assuntos do PAC, Manoel Tereza.

Como a região, formada pelos bairros, Frutal de Minas, Nova Era, Jardim Ikaray e Jardim Paula II, é desprovida de esgotamento sanitário, a 2ª etapa prevê a construção de duas estações elevatórias de esgoto, uma no Frutal de Minas e a outra no Jardim Nova Era.

As obras que estão sendo realizadas nessa 2ª fase, orçadas em cerca de R$ 10 milhões, têm prazo contratado de execução para 12 meses. Ele acrescenta ainda que no Jardim Ikaray, por exemplo, a fase é de cumprimento dos projetos de esgotamento sanitário.

O proprietário da Mercearia Fernandes, Fernandes Noberto da Silva, no Parque São João, conta que possui o comércio há dois anos no bairro, o asfalto era seu maior desejo, afinal limpeza é o maior atrativo do seu ramo de negócios. “Nada parava limpo por aqui. Nem o chão, nem a prateleira e nem a gente aqui dentro. Agora a gente limpa e tudo aparenta estar limpo. A mercadoria tem cara de nova, de que acabou de chegar. Antes mesmo da chegada do asfalto eu providenciei a calçada o que ajuda ainda mais a manutenção do comércio”.

O assessor especial da prefeitura de Várzea Grande para assuntos do PAC, Manoel Tereza, reforça que todos os benefícios trazidos pelo PAC, tanto na primeira quanto na segunda fase são inúmeros, mas podem ser resumidos em uma frase: “Imensa valorização patrimonial e um incomensurável ganho de qualidade de vida, ganho este que afeta diretamente a vida das famílias, refletindo positivamente na saúde coletiva e na saúde pública do Município”.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760