25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Quarta-feira, 01 de Junho de 2016, 11:49 - A | A

Quarta-feira, 01 de Junho de 2016, 11h:49 - A | A

“1ª Caminhada Livre do Tabaco”

Odontologia do Univag prestará orientações

O evento irá acontecer no próximo sábado no Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá

Redação VG Notícias com Assessoria

No próximo sábado (04.06), durante a “1ª Caminhada Livre do Tabaco”, uma equipe de professores e acadêmicos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) irá realizar mais uma etapa das campanhas permanentes de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. A equipe irá orientar sobre higiene bucal, como fazer o autoexame, além da entregar Kits de escova, creme e fio dental. O evento será das 8 às 11 horas, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá.

A coordenadoria de saúde bucal do município também estará presente no evento, que é desenvolvido pela Secretária de Saúde da Capital. A caminhada é alusiva ao Dia Mundial de Controle ao Tabagismo e do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os profissionais de saúde vão aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e direcionamento dos pacientes para as unidades de saúde que atuam com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Em Cuiabá, o programa foi implantado há pouco mais de um ano, com o objetivo de promover a saúde e proporcionar qualidade de vida aos pacientes, por meio de acompanhamento clínico, físico e mental.

Ações preventivas: Nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio a clínica odontológica do Univag, realizou exames bucais preventivos objetivando a identificação precoce das lesões potencialmente malignas, além de outras atividades, como dicas de como parar de fumar e onde buscar tratamento, informações sobre os malefícios do narguilé e do cigarro eletrônico, socialização sobre a nova lei anti-fumo que entrou em vigor em dezembro de 2014, entrega de Kits de higiene oral e realização de exames bucais.

O tabagismo, segundo a OMS é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que quase seis milhões de pessoas morram por ano devido aos males do tabaco, ou seja, mais de 10 mil mortes por dia, sendo que 600 mil são fumantes passivos. Até 2030 estima-se que o tabaco será responsável por oito milhões de mortes.

No Brasil, segundo a Anvisa, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano, contabilizando 23 pessoas por hora. O cigarro causa câncer de boca, língua, laringe, esôfago, estômago, pulmão, bexiga, infarto, acidente vascular cerebral, gastrite, úlcera, trombose, impotência sexual e outras doenças.

O evento é uma realização do Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do UNIVAG, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Conselho Regional de Odontologia (CRO/MT), LACCanBo e Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760